Buscar no Cruzeiro

Buscar

A volta das sessões presenciais

16 de Abril de 2020 às 00:01

A volta das sessões presenciais Crédito da foto: Reprodução / TV Câmara

O vereador Anselmo Neto (Podemos) se manifestou durante a sessão virtual desta quarta-feira (15) para que as sessões da Câmara de Sorocaba voltem a ser realizadas de forma presencial. Segundo ele, apenas os parlamentares que estão no grupo de risco não devem participar dos trabalhos presencialmente. Um dos motivos da reclamação é que os parlamentares em vez de ficarem em casa estão indo para a Câmara onde participam dos trabalhos de seus gabinetes.

Pedidos de informações

Nesta quarta-feira (15), o deputado estadual Carlos Cezar (PSB) protocolou um requerimento de informação ao governador João Doria questionando sobre a qualidade do atendimento de áreas da saúde que não estão sendo priorizadas em razão do enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) e do decreto de calamidade pública que vigora no Estado de São Paulo. Conforme o deputado, São Paulo ainda concentra o maior número tanto de casos quanto de mortes, mas, apesar da gravidade do problema ocasionado por esta pandemia do Covid-19, o direcionamento de recursos para combatê-la não pode prejudicar em nada as outras áreas de saúde pública, como as citadas áreas de cardiologia e oncologia.

Novo presidente

O Observatório Social do Brasil (OSB), em Sorocaba, entidade sem fins lucrativos e que busca fiscalizar a administração pública, tem um novo presidente. Trata-se João Francisco dos Santos, que era vice na atual gestão. Ele assumiu a presidência da entidade devido a pedido de afastamento para tratamento de saúde de Rosely Bonora. Santos ficará no cargo até 19 de novembro de 2021.

Suspenso

O contrato para prestação de serviço de intérpretes de Libras - Linguagem Brasileira de Sinais -, para atuação na rede municipal de ensino de Sorocaba, foi suspenso pelo Executivo. O instrumento é com a empresa Rariz Cultural Eireli. A suspensão é retroativa ao dia 23 de março. O comunicado de suspensão foi publicado no jornal Município de Sorocaba na edição desta quarta-feira (15).

Audiência

A Prefeitura de Salto realiza às 15h30 desta quinta-feira (16) a audiência pública de Finanças que será transmitida ao vivo pelo canal oficial do YouTube da prefeitura da cidade, no link https://salto.sp.gov.br/. A transmissão, conforme o Executivo, ocorre para atender as medidas de segurança e isolamento em combate ao coronavírus. A Audiência Pública de Finanças tem o objetivo de apresentar a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020 (LDO).

Uma década no vermelho

O Brasil completará ao menos uma década de rombos sucessivos nas contas públicas, segundo o diagnóstico mais recente do Ministério da Economia. As finanças estão no vermelho desde 2014 e seguirão nesse terreno até pelo menos 2023 No ano que vem, as despesas vão superar as receitas em R$ 149,6 bilhões, mas esse resultado ainda pode piorar nas próximas projeções porque, neste momento, o governo não consegue medir com precisão o impacto da pandemia do novo coronavírus na arrecadação em 2021.

Esses números constam do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, apresentado pelo governo ao Congresso nesta quarta-feira (15).