Buscar no Cruzeiro

Buscar

A outra cara do presídio

24 de Novembro de 2018 às 10:05

Edézio José da Silva Júnior é o diretor técnico da Penitenciária Danilo Pinheiro, o conhecido Mineirão, em Sorocaba. Em entrevista em vídeo, gravada com o editor-chefe, Edézio conta um pouco sobre a vida dos presos sob sua guarda e desmitifica alguns conceitos sobre a busca para reintegração em sociedade daquele que cumpriu pena.

https://www.youtube.com/watch?v=0_lfEC-vcpg

Estado dá garantia à Sabesp

Os deputados estaduais autorizaram esta semana o Estado de São Paulo a oferecer contra garantia à União a fim de obter empréstimos em bancos internacionais para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O objetivo é financiar obras de saneamento e abastecimento público no Estado.

A negociação está sendo realizada pela Sabesp com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O empréstimo financiará a implementação principalmente dos programas de Despoluição do Tietê (Etapa IV), e se estenderão a obras de saneamento, distribuição de água e recuperação de mananciais e rios em vários municípios. O investimento é de mais de 500 milhões de dólares. O projeto depende agora de sanção do governador Márcio França.

Professores

O prazo para a recontratação de professores temporários da rede estadual, que era de no mínimo 180 dias - a chamada “duzentena” - foi alterado pelo Legislativo paulista. O tempo foi reduzido para 40 dias, mas a aplicação valeria somente durante o ano letivo de 2018. A Assembleia acaba de aprovar o Projeto de Lei Complementar 42/2018, de autoria do governador, e o prazo se estendeu até 2020. Falta apenas a sanção do governador.

Socorro às Santas Casas

O plenário do Senado aprovou linha de crédito de R$ 4,7 bilhões com recursos do FGTS para socorrer as Santas Casas e os hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS. A medida deve ajudar estabelecimentos que estão em situação insustentável e acumulam dívidas na ordem de R$ 21 bilhões, no total.

Essas entidades representam 31% do total dos leitos do País e são responsáveis por quase a metade das cirurgias do SUS. Em quase mil municípios, a assistência hospitalar é realizada exclusivamente pelos filantrópicos ou Santas Casas.

Novos policiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo promoveu sexta-feira (23) a formatura de 1.812 soldados de 2ª classe, dos quais 410 mulheres. Os novos policiais militares atuarão no Litoral Paulista ao longo da Operação Verão 2018/2019 e em seguida serão distribuídos para o reforço no patrulhamento em unidades policiais no Estado. Ao todo, foram 1.456 horas de aulas teóricas e práticas.

Valorização do município

Em Santa Clara do Sul (RS), foi criada campanha para conscientizar o consumidor de que as compras realizadas no município geram impostos que fortalecem o governo municipal, dotando-o de melhores condições para realizar investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança e infraestrutura, que respondem pela qualidade de vida dos munícipes. A iniciativa é intitulada Santa Clara Tem Valor. Em Sorocaba o pessoal vai gastar em São Roque e Votorantim.