Sancionada lei estadual que garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo

Por Cruzeiro do Sul

.

O Governo de São Paulo sancionou ontem (4) a lei que assegura a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e seus familiares, o direito a sessões mensais de cinema adaptadas em todo o Estado. Pela nova legislação, as salas de cinema deverão realizar ao menos uma sessão mensal com ajustes específicos: as luzes devem permanecer levemente acesas e o volume do som deve ser reduzido. Além disso, as famílias terão acesso irrestrito, podendo entrar e sair da sala a qualquer momento durante a exibição. As sessões adaptadas deverão ser identificadas na entrada com o símbolo mundial do espectro autista. As salas de cinema de São Paulo têm o prazo de 60 dias para se adequarem às novas normas de acessibilidade e identificação das sessões.

 

Aumento de casos

Os casos de câncer de pele no Brasil aumentaram mais de 1.600% em uma década, passando de 4.237 registros em 2014 para 72.728 em 2024, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O crescimento expressivo, divulgado próximo do Dia Mundial do Câncer, celebrado ontem (4), reforça o debate sobre a ampliação de políticas públicas de prevenção e diagnóstico precoce no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualificação para as mulheres

O curso gratuito Ela Empreende!, iniciativa do Qualifica SP Empreenda, é voltada exclusivamente para mulheres que desejam iniciar ou fortalecer seus pequenos negócios. São oferecidas 5 mil vagas. A atividade será ministrada pelo WhatsApp, com aulas curtas e linguagem simples, adaptada para o uso no celular, permitindo que as participantes encaixem as aulas na rotina do dia a dia. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.qualificasp.sp.gov.br/#nossas-ofertas.

Anúncio para a Região Administrativa de Sorocaba

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) anunciaram ontem (4) um pacote de ações em habitação, urbanismo e desenvolvimento territorial para todo o Estado. Na Região Administrativa de Sorocaba, mais de mil famílias de 12 municípios serão beneficiadas com novas moradias. Além disso, oito cidades da região firmaram convênios do Programa Bairro Paulista Cidades Sustentáveis para a execução de melhorias urbanas. Os investimentos estaduais totalizam R$ 210 milhões.

com autorização de construções

O Estado autorizou a construção de 1.080 moradias na RA de Sorocaba, com investimento de R$ 205,2 milhões. As unidades habitacionais serão entregues em 12 municípios: Águas de Santa Bárbara (40), Avaré (150), Ibiúna (150), Itatinga (100), Jumirim (30), Laranjal Paulista (50), Pilar do Sul (100), Porto Feliz (150), Pratânia (30), Salto de Pirapora (150), São Miguel Arcanjo (100) e Torre de Pedra (30).