Capacitação de agricultura urbana para gestores

Por Cruzeiro do Sul

.

Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba participou na semana passada de uma visita técnica à Horta Comunitária de Osasco, ao lado de gestores de diferentes cidades. A atividade integrou o primeiro módulo presencial da Formação em Agricultura Urbana e Periurbana, do Governo Federal. A ideia é que a formação também apoie os municípios na elaboração de projetos-pilotos que integrem políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à nutrição e ao desenvolvimento local.

 

Corujão da Saúde

O vereador Henri Arida (MDB) protocolou um requerimento na Câmara Municipal que visa obter mais informações sobre as próximas etapas do “Corujão da Saúde”, programa da Prefeitura de Sorocaba que ampliou o acesso a exames, cirurgias e procedimentos. A primeira etapa do programa, anunciada pela administração pública em 30 de junho, tinha como meta atuar nas filas de cirurgia para retirada de pedra do rim, de vesícula e mioma, além da realização de mais de 5 mil exames de mamografias com biópsia. A fase teve parceria de hospitais da região, como, por exemplo, a Santa Casa de Misericórdia.

GCM nos terminais

O vereador Dylan Dantas (PL) protocolou novo requerimento no Legislativo sorocabano cobrando a presença permanente da Guarda Civil Municipal (GCM) nos terminais de ônibus da cidade. A iniciativa busca atender às inúmeras reclamações de usuários do transporte coletivo, que relatam episódios de assédio, brigas e insegurança nos locais de maior movimento.

Burocracia em obras

O vereador Ítalo Moreira (União) protocolou um projeto de lei na Câmara de Sorocaba para alterar o licenciamento de obras na cidade. Inspirado em experiências bem-sucedidas de cidades como Campinas e Florianópolis, a iniciativa propõe a criação de um sistema digital autodeclaratório para emissão de alvarás de construção, que alinha inovação, segurança jurídica e eficiência administrativa sem abrir mão do controle público e da responsabilidade profissional.

Semana da Árvore...

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, preparou uma programação especial para a Semana da Árvore, que será realizada de 14 a 21 deste mês. As atividades têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, envolvendo diferentes públicos em ações educativas, culturais e de plantio de árvores.

...em Itu

No domingo (14), ocorre a comemoração dos 30 anos do Parque Geológico do Varvito e o Concerto de Primavera; na terça-feira (16), um programa de ações ambientais com plantio de árvores no Jardim do Paço Municipal; no dia seguinte, às 8h, uma formação para coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação; na sexta-feira (19), plantio de árvores na Praça Washington Luiz, na Vila Nova; e no sábado (20), outro plantio, dessa vez no Conjunto Habitacional I, final da rua Itália, na Vila Lucinda