Novo sentido de ruas na zona sul
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), alterou o sentido de trânsito de veículos em duas ruas no Jardim Mariana, na zona sul. A rua Marechal Dutra passou a ter sentido único de direção até seu término na rua Ângelo Verrone. Por sua vez, esta última via, também agora tem sentido único, a partir da rua Marechal Dutra até a rua Manaus. Foram implantadas, ao todo, sete placas de trânsito nesses locais e 309 metros quadrados de sinalização de solo.
Jardim Botânico
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou na manhã de quarta-feira (13), a roda de conversa “História de Sorocaba sob o olhar das plantas”, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, com o historiador e membro da Academia Sorocabana de Letras, José Rubens Incao, e o engenheiro agrônomo da Sema, Clebson Aparecido Ribeiro. Os encontros são gratuitos e realizados nas manhãs das quartas-feiras, das 9h às 11h30. A participação é voltada ao público com mais de 18 anos, sem a necessidade de inscrição prévia.
Patrulha na Aguirre
O vereador Toninho Corredor (Agir) usou a tribuna da Câmara de Sorocaba na terça-feira (12) para solicitar mais policiamento na avenida Dom Aguirre, que foi palco de um assalto há uma semana quando esportistas que estavam correndo na via foram atacados. Um dos casos aconteceu por volta das 7h30 da manhã, nas proximidades do Terminal São Paulo.
Alimentação escolar
A Câmara Municipal de Votorantim aprovou um requerimento que solicita informações à Prefeitura sobre a elaboração e acompanhamento dos cardápios da merenda escolar na rede municipal de ensino. O documento questiona se há acompanhamento efetivo de nutricionistas na rede municipal para a elaboração dos cardápios.
Desafetação em Salto
Na última terça-feira (12), foi realizada uma audiência pública em Salto para discussão do Projeto de Lei nº 52/2025, que autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar e doar área de propriedade municipal ao Fundo de Arrendamento Residencial FAR, representado pela Caixa Econômica Federal, para fins de construção de moradias destinadas à alienação no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.
Segundo consta na justificativa da propositura, apresentada na Câmara Municipal, o PL 52 tem como objetivo viabilizar a construção de 144 moradias populares em Salto, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.
Inquérito em Itapeva
A Prefeitura de Itapeva fez uma contratação emergencial de serviços de capina, roçada e manutenção de áreas verdes, e uma Comissão Especial de Inquérito da Câmara foi instaurada para apurar os trabalhos. Após três meses de apurações, o relatório final foi entregue na quarta-feira (13). Aprovado por unanimidade, os vereadores apontam indícios de irregularidades na execução e medição dos serviços, além de possíveis sobrepreços que podem ter causado prejuízo aos cofres públicos.