Sesi Sorocaba e Itu abrem inscrições gratuitas para EJA
São 251 vagas em Sorocaba e 126 em Itu para a Nova EJA e EJA Profissionalizante, com cursos em parceria com o Senai-SP. Inscrições até 25 de julho no site do Sesi-SP (www.sesisp.org.br). Aulas começam em 4 de agosto, com 80% a distância e 20% presenciais. Idade mínima é de 15 anos para ensino fundamental e 18 para ensino médio. Os cursos são de Almoxarife, Assistente de RH, Costureiro, Desenhista de Moda. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-876-8894 e WhatsApp (11) 98125-6775.
Situação de emenda
O vereador Dylan Dantas (PL) protocolou um requerimento na Câmara de Sorocaba pedindo explicações da Prefeitura sobre a possível perda de R$ 500 mil de uma emenda estadual destinada à Guarda Civil Municipal (GCM). Para o parlamentar, a situação compromete ações de segurança e evidencia falhas na gestão. Ele quer saber se a verba foi realmente perdida, os motivos da não utilização e se haverá responsabilização de setores envolvidos. Dylan também solicitou detalhes sobre os custos para a contratação de novos agentes da GCM, incluindo salários, encargos e treinamentos.
Solicitação de melhorias
O vereador de Sorocaba, Rogério Marques (Agir) solicitou à Prefeitura o cascalhamento da rua Olinda Maria de Jesus, no Jardim dos Pássaros. Segundo ele, a falta de pavimentação adequada causa acúmulo de lama, buracos e desníveis, dificultando o tráfego de veículos e pedestres, principalmente em dias de chuva. O parlamentar também pediu a iluminação em toda a extensão da via. “Além de segurança e mobilidade, a iluminação traz dignidade, valoriza o bairro e contribui para o bem-estar da comunidade”, afirmou.
Área de lazer
O vereador João Donizeti (União Brasil) solicitou à Prefeitura de Sorocaba a implantação de uma área de lazer na rua Otávio Luvizoto, no Jardim Altos do Itavuvu. Segundo ele, o local, atualmente abandonado e tomado por mato e entulho, tem gerado insegurança e risco à saúde dos moradores. A proposta prevê a instalação de brinquedos, quadra esportiva, Academia ao Ar Livre, bancos e iluminação pública, atendendo a uma demanda da comunidade local.
Contratos em braile
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal aprovou proposta que garante, sem custo extra, o direito de pessoas com cegueira total ou baixa visão solicitarem contratos em braile ou em outras tecnologias assistivas equivalentes. Empresas e prestadores de serviços deverão entregar o documento acessível em até 15 dias após a solicitação. O projeto permite o uso de recursos tecnológicos alternativos, desde que garantam o acesso integral ao conteúdo. Em caso de descumprimento, haverá advertência, multa e obrigação de entrega do contrato em até dez dias úteis. A fiscalização será feita pelos órgãos de defesa do consumidor. O texto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça.