Curso de férias no Zoo e Jardim Botânico de Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

.

A Prefeitura de Sorocaba realiza, de 15 a 18 de julho, das 9h às 12h, o curso gratuito “Zoobotânico Guardiões do Clima”, voltado a crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. A programação ocorrerá nos dias 15 e 16 no Zoológico “Quinzinho de Barros” e nos dias 17 e 18 no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Serão oferecidas 40 vagas, preenchidas por ordem de chegada. As inscrições devem ser feitas no sábado (5), das 9h às 12h, na sede da Sema, rua Santa Maria, 197 - Vila Hortência. É necessário apresentar cópia do RG ou Certidão de Nascimento. Outras informações pelo e-mail eazoologicosorocaba@gmail.com.

 

Mais de 600

A 6ª edição deste ano da “Quarta com o Prefeito” atendeu ontem mais de 600 pessoas no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, entre 9h e 16h. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Paço, esses eventos mensais vêm atraindo cada vez mais os munícipes e organizações sociais. Os servidores da Secretaria da Educação (Sedu) estavam entre os mais procurados pelos munícipes. A próxima edição do programa ocorre em 6 de agosto.

Filas da saúde

Foi aprovada em Sorocaba a Emenda Aditiva nº 9 ao Projeto de Lei nº 473/2025, do vereador Alexandre da Horta (Solidariedade), que determina a divulgação da esfera responsável pela gestão das filas de espera por procedimentos médicos: municipal, estadual ou compartilhada. Quando a gestão for conjunta, o sistema deverá informar, sempre que possível, qual parte cabe a cada ente federativo. Segundo o autor, a medida fortalece a transparência e ajuda o paciente a saber com quem deve falar em caso de dúvidas ou atrasos.

Gripe aviária

O Instituto Butantan recebeu autorização da Anvisa para iniciar testes clínicos da vacina contra a gripe aviária A (H5N8). Serão recrutados 700 voluntários adultos e idosos para aplicação de duas doses, com 21 dias de intervalo. A primeira fase do estudo começa com 70 adultos em centros de pesquisa no Recife, São Paulo, Belo Horizonte, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A vacina, desenvolvida com cepa fornecida pelo CDC dos EUA, teve bons resultados nos testes pré-clínicos. A pesquisa avaliará segurança e resposta imunológica. Caso os dados sejam positivos, idosos serão incluídos. O estudo deve ser concluído em 2026. O Butantan já possui lote reserva e capacidade para produzir até 30 milhões de doses, caso o vírus passe a circular entre humanos.