Informação livre
Cursos mais procurados no vestibular das Fatecs
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Fatec São Paulo (noturno), lidera a procura no Vestibular Fatec 2025, com 25,56 candidatos por vaga. O mesmo curso também é destaque nas Fatecs Zona Leste (21,18 c/v), Carapicuíba (18,76 c/v), e outras unidades. Em EaD, Gestão Empresarial na Fatec São Paulo registra 14,65 c/v. A novidade Sistemas Inteligentes, na Fatec Pompeia, alcança 12,46 c/v. Mais de 56 mil candidatos farão a prova em 12 de janeiro. Outras informações: vestibular.fatec.sp.gov.br.
Escapamento de motos...
Está proibido, em Sorocaba, a comercialização ou a instalação de dispositivos que intensificam o ruído nos escapamentos de motocicletas fora dos parâmetros estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). É o que estabelece a Lei n 13.105, de 20 de dezembro de 2024, de autoria da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, publicada no Jornal do Município.
...alterações vedadas...
A lei sancionada recentemente também veda a realização de qualquer serviço de alteração nas características do escapamento das motos e estabelece que as diretrizes gerais e os limites máximos de emissão de ruídos seguirão as definições previstas na Resolução nº 418, de 25 de novembro de 2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e suas atualizações.
...penalidades
A pessoa física ou jurídica que infringir a norma estará sujeita às seguintes penalidades e advertências: notificação por escrito; em primeira reincidência, multa de 100 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo); e, em segunda reincidência, o estabelecimento será fechado e multado em 200 Ufesp. Como o valor da Ufesp para 2024 foi fixado em R$ 35,36, o valor da multa pode chegar a R$ 7.072,00.
Lei do silêncio
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Sorocaba salienta que a comercialização de componentes e dispositivos que intensificam potencialmente o ruído nos escapamentos das motos contribui para descumprimento da Lei do Silêncio (Lei nº 11.367, de 12 de julho de 2016). Além disso, a poluição urbana, sobretudo a gerada por motocicletas com escapamentos modificados, afeta a saúde da população, principalmente de idosos, crianças, estudantes, pessoas com síndromes, acamados, pessoas hospitalizadas, entre outras.
Mapa do turismo brasileiro
Sorocaba subiu de categoria no Programa de Regionalização do Turismo e agora passa a pertencer à categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro. A classificação é um instrumento criado pelo Ministério do Turismo (MTUR), que retrata o desempenho econômico do setor do turismo e as características específicas do município. Atualmente, o número de regiões turísticas é de 346, contando com 2.644 municípios reconhecidos nacionalmente, categorizados de A até E. Para mais informações, o mapa pode ser acessado pelo link: http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.