Megafeira da construção

Por Cruzeiro do Sul

.

 

O Shopping da Construção e Decoração 2024 começa nesta sexta-feira (27), a partir das 9h, e vai até domingo (29), no espaço de eventos Monteiro Lobato em Sorocaba. A megafeira, gratuita e aberta ao público, conta com uma programação diversificada, que inclui palestras, estandes interativos e experiências imersivas e sensoriais focadas no tema da sustentabilidade. A edição deste ano conta com mais de 70 expositores e também com a participação de instituições, como Seconci-SP e Sebrae/Sorocaba. O espaço de Eventos Monteiro Lobato fica na rua Antônio Aparecido Ferraz, 1.111, Parque Santa Isabel. O horário é das 9h às 21h, nos dias 27 e 28 (sexta e sábado) e das 9h às 18h no domingo (29). O estacionamento é gratuito.

 

Novo presidente

O médico José Eduardo Martinez assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para a gestão 2024-2026. Natural de Sorocaba, com doutorado em Reumatologia pela Unifesp, Martinez é professor titular de Reumatologia na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi vice-reitor da PUC-SP e entre 2009 a 2012 assumiu a diretoria da FCMS. Martinez é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia desde 1983, integrando a Comissão de Dor, Fibromialgia e Outros Reumatismos de Partes Moles. Lidera o grupo de pesquisa “Dor Crônica” e é titular da Cadeira 15 da Academia Brasileira de Reumatologia. Possui 82 artigos científicos publicados e já orientou bolsas de alunos. Sua gestão priorizará o avanço da especialidade, a educação continuada dos profissionais e o bem-estar dos pacientes.

Estratégia de combate...

Pesquisa liderada por brasileiros e divulgada na revista Nature Communications propõe uma estratégia combinada de combate ao câncer de mama. O estudo aponta a enzima glutaminase, que transforma a glutamina em energia, como um alvo importante para tratamentos contra o câncer.

...inibidores

O estudo liderado por Douglas Adamoski, da Fapesp, destaca que a proteína HuR regula o metabolismo do RNA da glutaminase e outros processos celulares, afetando o metabolismo das células cancerosas. A pesquisadora Sandra Martha Gomes Dias, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), ressalta que níveis elevados de HuR estão associados à progressão do câncer, sendo um alvo terapêutico possível, com inibidores já identificados que apresentam atividade anticâncer promissor.

Fato ou Boato...

Nessas eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma ferramenta para reforçar o combate à desinformação. A página Fato ou Boato estimula a divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.

...novo canal

Também foram aprovadas novas resoluções para as eleições municipais deste ano, com punições mais duras que podem responsabilizar também o eleitor por compartilhar conteúdo falso. Outro serviço disponibilizado pelo TSE é o SOS Voto, canal criado para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais que pode ser acessado gratuitamente, em todas as regiões do País, por meio do número de telefone 1491, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h.