Coronel André Paulo Maurmann visita a FUA
O comandante disse que o trabalho da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba segue na sede da antiga 14ª CSM, em Santa Rosália
Desde janeiro deste ano, a Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba (antiga 14ª Circunscrição de Serviço Militar) tem novo comandante, o Coronel André Paulo Maurmann, que veio de Belém, no Pará, e assumiu o posto antes ocupado pelo Coronel Rodrigo da Silva Oliveira.
Ontem (21), à tarde, o Coronel Maurmann visitou a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico. Ele foi recebido por Laelso Robrigues, membro do Conselho de Administração da FUA. Maurmann disse que a Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba segue com suas atividades principais como o serviço militar, a fiscalização de produtos controlados e o controle do efetivo (pessoal da ativa, veteranos e pensionistas).
“Como todo comandante nomeado pelo Exército Brasileiro, a gente fica dois anos no cargo. Então, a previsão que fico em Sorocaba até o final do ano que vem. Desde que cheguei, estou conhecendo a sociedade sorocabana e tenho sido muito bem recebido em todos os lugares que já visitei”, disse. O comandante disse que o trabalho da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba segue na sede da antiga 14ª CSM, em Santa Rosália.
“Todo mundo que passou por lá tem um carinho muito grande por aquela unidade, a gente percebe isso, além de muita consideração pelas Forças Armadas e pelo Exército aqui em Sorocaba”, disse o Coronel Maurmann. Laelso Rodrigues agradeceu a visita. “Eu, como ex-soldado, cheguei a cabo no Exército, fiquei muito feliz com a presença do nosso ilustre comandante”, resumiu.
SP Sem Fogo
O Governo de São Paulo conta com ferramentas tecnológicas para auxiliar na prevenção e combate a incêndios durante a Operação SP Sem Fogo, que ocorre na estiagem, entre 1º de junho e 30 de setembro. São dois mapas atualizados diariamente que conseguem, por meio de algoritmos e de monitoramento via satélites, detectar possíveis riscos de incêndio em cada região do Estado e também identificar focos de queimada já existentes. Todos os 645 municípios paulistas recebem as informações, por meio do Sistema Integrado de Defesa Civil.
Tolerância Zero
O vereador Ítalo Moreira (PSC) apresentou uma indicação à Prefeitura de Sorocaba propondo a implementação de uma política de Tolerância Zero contra a criminalidade, especialmente a venda de crack. Ele se inspirou em Nova York (EUA) que enfrentou grave crise relacionada ao consumo de crack nas décadas de 1980 e 1990, mas conseguiu reduzir resolver o problema por meio de abordagem firme e abrangente. Ítalo propõe medidas envolvendo as forças de segurança, ações educativas e de prevenção, além de um maior investimento em reabilitação e tratamento de usuários de drogas.
Janela Quebrada
Ítalo Moreira também sugere a implantação, em Sorocaba, do conceito da Teoria da Janela Quebrada, que diz que a desordem visível e a falta de manutenção de espaços públicos podem aumentar a criminalidade, sendo essencial que a Prefeitura trabalhe na revitalização de áreas afetadas pelo consumo de crack, realizando reparos em infraestruturas danificadas, promovendo limpeza e iluminação adequadas, e incentivando a participação da comunidade na manutenção desses espaços.
E-lixo
A Câmara Municipal de Votorantim agora é, oficialmente, um ponto de descarte de E-lixo também conhecidos como resíduos de equipamento eletroeletrônico ou lixo eletrônico, além de pilhas e baterias descarregadas. O lixo eletrônico é todo e qualquer produto elétrico e eletrônicos quebrado, danificado ou inservível.
A medida segue a orientação do presidente do Legislativo, vereador Thiago Schiming (PSDB). “Quase sempre esses produtos são jogados no lixo comum ou ficam esquecidos em alguma parte da casa, mas eles podem e devem ser reciclados e transformados em outras matérias-primas, evitando, assim a saturação do aterro sanitário e até mesmo a contaminação de pessoas e do solo”, disse o parlamentar.