Chefe regional do Setor de Inspeção do Trabalho visita a FUA

Seint é sediado em Sorocaba é responsável pelo atendimento em 80 cidades

Por Cruzeiro do Sul

O chefe regional do Setor de Inspeção do Trabalho (Seint) / Divisão Regional de Fiscalização do Trabalho, Ubiratan Vieira, visitou a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, na quinta-feira (1º).

Ele foi recebido por Laelso Rodrigues, diretor da FUA, e pelo editor responsável do jornal, Sérgio Henrique Coelho. Na visita, Ubiratan informou que, por decisão do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do Superintendente no Estado de São Paulo, Marcus Alves de Mello, o Ministério do Trabalho e Emprego em Sorocaba vai passar por diversas modificações quanto ao atendimento ao público por auditores fiscais do trabalho.

O calendário de plantões, que serão obrigatórios, será divulgado no início da próxima semana.
Seint é sediado em Sorocaba é responsável pelo atendimento em 80 cidades.

Vestibulinho

A prova do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre acontece neste domingo 12h30 e fechados às 13h30 horas, pontualmente.

O gabarito será divulgado no dia 12 de junho, a partir das 15h. O exame para Cursos Técnicos terá 50 questões-teste, contendo cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta.

O conhecimento testado é baseado nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.

Lei municipal é...

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) julgou inconstitucional a lei municipal que proibia o uso de pronomes neutros em Sorocaba. A medida foi tomada, na quarta-feira (31), em resposta a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, resultando na invalidação da lei no município.

...inconstitucional

A norma em questão foi proposta pelo vereador Vinícius Aith (PRTB) e sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) em abril de 2022. Em seu texto, o vereador escreveu que o uso de “novas formas de flexão de gênero e número das palavras da língua portuguesa” deveria ser proibido em todas as instituições de ensino da cidade.

A regra também se aplicava às bancas examinadoras de seleções e concursos públicos, implicando que as instituições que utilizassem linguagem neutra em seus currículos escolares e editais estariam cometendo atos ilegais.

Observatório...

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participou da assinatura de um convênio para a criação de um Observatório de Turismo para o interior do Estado, uma parceria da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

...de Turismo

A iniciativa tem por objetivo sistematizar dados sobre a oferta e a demanda turística dos 143 municípios turísticos associados à Amitesp e aplicá-los de forma estratégica na tomada de decisões e criação de políticas públicas, transformando informações em inteligência de mercado. Os diagnósticos vão permitir que os destinos se tornem mais inteligentes, sustentáveis e competitivos.