Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Regularização de food trucks

12 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS)

A Prefeitura de Sorocaba apresentou, na sexta-feira, o projeto de lei que propõe a regulamentação da atividade de food truck na cidade, durante reunião com comerciantes e empresários que atuam no setor, no Salão de Vidro do Paço Municipal. A proposta do Executivo, que será protocolada na Câmara, trata da comercialização de alimentos em equipamentos, como trailers, caminhões, furgões e congêneres, nas modalidades de food truck, em áreas privadas e eventos, assim como de operacionalização dos chamados Food Parks, em locais particulares, com caráter permanente, para o comércio de alimentos e bebidas. “Trata-se de uma atividade já regularizada em outros municípios e Sorocaba precisa disso, para que possa realizar eventos cada vez mais atrativos, além de fidelizar o consumidor sorocabano, dentro de nossa própria cidade”, disse o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto.

Desperdício de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto divulga o telefone 0800-7796-300 ou WhatsApp (11) 99984-3028 para denúncias de desperdício. O município está na Fase Vermelha do Plano de Racionamento de Água. “É importante que as denúncias sejam oficializadas com o máximo possível de informações (fotos, vídeos, endereço completo), para que o Saae possa autuar e combater os desperdícios. As informações serão tratadas de forma anônima, sem identificar quem as encaminhou para nosso WhatsApp”, informa a autarquia em seu site.

Pesquisa da CNM

Mais de 94% das administrações municipais, que participaram da 32ª edição da pesquisa Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a situação da Covid-19 no Brasil, querem que o governo federal adote a exigência de comprovação da vacina para ingresso no País como visitante. A entidade obteve respostas de 2.662 gestores na semana de 6 a 9 de dezembro. Apenas 50 se manifestaram contra a medida, enquanto 66 disseram que ainda não se decidiram. A precaução das prefeituras também se estende às festas de fim de ano. Quando questionados sobre a realização de eventos de réveillon abertos ao público, 64,7% (1.723) decidiram que não haverá festas. Em 11% (292), os eventos seguem confirmados e em 23,6% (627) a questão está indefinida. Em relação ao Carnaval, o cenário é semelhante. Por ora, 64,3% (1.712) dos municípios informaram que não vão organizar eventos públicos no período, enquanto apenas 1,4% (38) estão prevendo a realização da festa e 33,2% (883) ainda não decidiram.

Consumo internacional

Os consumidores brasileiros já podem registrar, em português, reclamações sobre conflitos decorrentes das relações de consumo internacionais, incluindo turismo. A plataforma internacional Econsumer agora conta com uma versão no Brasil. De acordo com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do site “o consumidor brasileiro poderá receber orientação sobre medidas adicionais que pode adotar para resolver seu problema e dicas de como evitar golpes e fraudes mais praticados”.