Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Grupo São João contesta no TJ-SP liminar da Prefeitura de Votorantim

03 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Com a decisão, o Grupo São João deverá operar o transporte público de Votorantim até maio de 202
Com a decisão, o Grupo São João deverá operar o transporte público de Votorantim até maio de 202 (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/10/2021))

O Grupo São João ingressou, ontem, com recurso (agravo de instrumento) junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a fim de tentar anular a liminar, concedida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Votorantim à Prefeitura de Votorantim, que obriga a empresa a seguir operando o transporte público do município pelo prazo de até dois anos. No entanto, com o objetivo de não deixar a cidade sem transporte coletivo, caso o pedido seja acolhido, o Grupo São João pretende, com o aval do TJ-SP, prosseguir com os serviços por mais 30 dias contados a partir do deferimento do agravo para que, dentro deste prazo, a prefeitura possa realizar a contratação emergencial de uma nova empresa até que se conclua o processo licitatório definitivo.

MP faz homenagem a duas personagens de Sorocaba

O Ministério Público inaugurou, nesta semana, um espaço de convivência que leva o nome de Zuleika Sucupira Kenworthy, a primeira mulher promotora de Justiça na América Latina. Nascida em Jundiaí (SP), Zuleika morou em Sorocaba (SP) e fazia parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ela morreu em 2017, aos 105 anos.

Durante a cerimônia de inauguração, também foi feita uma homenagem à promotora Maria Aparecida Castanho, que morreu em maio de 2021 de Covid-19.

Na solenidade, o procurador-geral de Justiça, Mário Sarrubbo, destacou o pioneirismo de Zuleika, a primeira mulher, ainda nos anos 40, a ingressar no Ministério Público em São Paulo, e também homenageou Castanho, uma referência para os integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). “Zuleika é exemplo de tenacidade. Um grande paradigma”, afirmou Sarrubbo, lembrando que ela era a única mulher da sua turma na Faculdade do Largo do S. Francisco. “Cida é intensidade. Ela estará para sempre em nossos corações”, discursou o PGJ.

Ele saudou Henrique Lopes da Silva, Fernando Lopes, Cássio Lopes (familiares de Zuleika Sucupira), Ivan Luiz Paes Júnior (viúvo de Maria Aparecida Castanho) e o promotor Lauro Henrique Mendes Pereira (sobrinho da ex-integrante do Gaeco). A promotora Helena Tonelli falou do legado deixado pelas duas mulheres. Em seu discurso, ela definiu Cida como “irmã de armas”. “Eu não quero chorar. Quem conheceu a Cida sabe que a Cida é isso. É casa cheia, é mesa posta. Cida é o desejo de justiça”, afirmou. “É uma honra estarmos aqui. Ela tinha muito carinho pelo Ministério Público”, disse Henrique.

Passarelas são revitalizadas

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realizaram a reforma de três passarelas de pedestres nos bairros Jardim Sol Nascente e Lopes de Oliveira, na Zona Norte. As passarelas, que ligam o Jardim Sol Nascente com a região do Itapemirim e Jardim Marli, passaram por revitalização, com pintura e manutenção nos gradis, assim como reparo na cabeceira. Uma delas fica localizada na Av. Riuzaku Kanizawa e a outra, na Rua Oscar Harder, ambas no Jardim Sol Nascente. Além dessas, uma terceira passarela, localizada na Rua Alpheu Castro Santos, no bairro Lopes de Oliveira, igualmente foi revitalizada. Os serviços foram concluídos na quinta (2).