Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Modernização do acervo de documentos da Alesp

14 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO ALESP)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) começou, em julho, a modernizar o acervo de documentos. O processo envolve desde os registros do Departamento de Recursos Humanos até históricos de legislaturas anteriores. “Há algum tempo atrás a digitalização não era tão detalhada como hoje, era outro processo que você simplesmente tirava foto daquela folha e tinha a cópia da imagem”, disse o diretor do Departamento de Infraestrutura, Tiago José Borges da Silva. “Hoje, além de tirar a foto, você consegue reconhecer o que está escrito através de softwares”, completou.

Fiscalização em escolas

A maior fiscalização já feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), realizada na segunda e na terça-feira (dias 8 e 9) revela que mais de um terço das escolas paulistas apresentam problemas de estrutura física, colocando em risco a vida de alunos, professores e funcionários. A vistoria de 486 unidades escolares distribuídas em 348 municípios paulistas -- incluindo a Capital, com escolas sob a responsabilidade do governo estadual -- mostra que 39,71% delas apresentam problemas como telhas quebradas, goteiras, infiltrações e mofo. Além disso, 38,07% das escolas visitadas estão com rachaduras nas paredes, pintura descascada e sinais de vandalismo.

Pandemia

O Estado de São Paulo tinha ontem 2.679 pacientes internados por Covid-19, sendo 1.238 em unidades de terapia intensiva e 1.441 em enfermarias. O número total é 16% menor que o registrado no dia 1º de novembro, mostrando a redução dos impactos da pandemia e os resultados da vacinação. As taxas de ocupação também seguem a tendência de queda das internações e registraram 23,3% no Estado e 29,4% na Grande São Paulo. Com relação aos demais dados da pandemia, São Paulo contava ontem 4.421.955 casos, sendo que 4.247.874 pessoas tiveram a doença e já estão recuperadas.

Casa SP Afro Brasil

O Governado de São Paulo lançou ontem a Casa SP Afro Brasil. O projeto vai oferecer espaços de multiúso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista. O anúncio foi feito durante o Fórum SP Afro Brasil 2021, que teve a presença de secretários estaduais, prefeitos e sociedade civil. O investimento do Estado será de R$ 7,4 milhões na primeira fase do projeto, que prevê a construção de dez unidades. Reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural, e a garantia de acesso aos serviços e programas do Governo do Estado são alguns dos pilares do novo programa estadual.