Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Encontro com o prefeito reúne 875 pessoas

05 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA (3/11/2021))

A Prefeitura de Sorocaba realizou na quarta-feira (3) atendimento a 875 pessoas, no período das 9h às 16h, na segunda edição do programa “Quarta com o Prefeito”, no Teatro Municipal Teotônio Vilela. O número representa quase o dobro dos atendimentos realizados na primeira edição, no dia 6 de outubro, quando cerca de 500 pessoas foram atendidas. Todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 foram respeitados, como o uso de máscara protetora e de álcool em gel. Previamente, estavam inscritas cerca de 600 pessoas, mas muitas vieram também sem o pré-agendamento e todas foram recebidas.

Servidores

A Câmara de Sorocaba aprovou ontem, em primeira discussão, o projeto do Executivo que revoga o parágrafo 2º, do artigo 108, da Lei 3.800/1991 (Estatuto dos Servidores), que trata da tolerância mensal de atrasos ou saídas antecipadas dos servidores municipais. O Estatuto dos Servidores, em seu artigo 108, prevê uma tolerância mensal de atrasos ou saídas antecipadas, desde que a soma não ultrapasse 45 minutos mensais. Também prevê a possibilidade de variações não excedentes a 5 minutos em cada registro de ponto, observado o limite máximo de 10 minutos diários, desde que a variação seja compensada no mesmo dia. O objetivo é de tratar todos os servidores de forma isonômica, já que o texto atual deixa de fora servidores de ao menos duas áreas: saúde e segurança. O projeto revoga expressamente o parágrafo 2º deste artigo que exclui da referida tolerância os serviços públicos emergenciais.

Saneamento básico

O diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira, esteve na Câmara durante a sessão ordinária de ontem para prestar esclarecimentos acerca de denúncias de possíveis irregularidades no saneamento básico. O convite foi formulado pelo líder do governo, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e, com a anuência do plenário, o presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), franqueou a tribuna ao diretor do Saae para os esclarecimentos. Segundo Ronald Pereira, Sorocaba possui um índice de coleta de esgoto de 99,19% e o esgoto tratado equivale a 97,5% de todo o esgoto colocado no município, sendo que todas as estações de tratamento dispõem das devidas licenças e certificações da Cetesb, que estão no prazo de validade. “A eficiência da carga orgânica dessas estações está na média de 88%, quando a legislação determina que seja acima de 80%”, explicou. “Devido à magnitude desse sistema, ocorrem eventualmente algumas desconformidades pontuais, pois o tratamento de esgoto é altamente corrosivo e causa desgaste nos equipamentos”, disse Ronald Pereira, observando que a licitação para a compra de novos equipamentos é complexa e demorada. Mas, segundo ele, as estações de tratamento são monitoradas semanalmente, não só pelo laboratório do próprio Saae, como também por um laboratório externo.

Artes e literatura

Os vencedores dos prêmios Anual Sorocaba de Literatura 2021 e “Professor Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2021 serão conhecidos hoje (5). A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizará, às 14h, a cerimônia de anúncio dos artistas vencedores. O evento será no auditório da Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger. Os cinco melhores trabalhos de cada categoria receberão R$ 5 mil, cada.