Buscar no Cruzeiro

Buscar

Infestação de pombos preocupa moradores de Araçoiaba da Serra

09 de Dezembro de 2019 às 18:38

Animais são alimentados diariamente em um sobrado. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

A área central de Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), está infestada por pombos. A situação tem preocupado os moradores, comerciantes e pessoas que passam diariamente pelo local.

Segundo um comerciante, que pediu para ter a identidade preservada, a maioria dos animais fica na praça Coronel Almeida, a Praça da Matriz, e nas imediações, como no Museu Histórico José Pinto. Além dele, outros lojistas sofrem com a situação.

"Você está comendo em uma lanchonete e os pombos aparecem debaixo da mesa", contou o homem.

De acordo com o comerciante, a situação piorou quando um morador da região central passou a alimentar os pombos, jogando milho para o bando de animais no telhado da casa todos os dias. O transtorno para os comerciantes também tem sido financeiro, já que as pessoas têm preferido não frequentar aquela região.

"Está tudo sujo, cheio de fezes. E a situação está assim já faz um ano", disse o homem, que afirmou já ter contatado a Prefeitura, em busca de alguma providência. O comerciante afirmou que também já tentou conversar com o morador da casa que alimenta os animais, porém, não houve negociação.

Saúde em risco

Segundo o biólogo Guilherme Cruz, do zoológico Quinzinho de Barros, de Sorocaba, há como diminuir a infestação sem abater os animais, como, por exemplo, não facilitando a proliferação da espécie alimentando e dando abrigo aos pombos.

"Os pombos podem ser transmissores de várias doenças. Eles carregam microrganismos que são prejudiciais até para outros animais, como piolhos", explicou o biólogo.

O especialista afirma que as principais doenças transmitidas pelos pombos aos humanos são a criptococose e a salmonelose. No primeiro caso, a pessoa contrai a doença ao entrar em contato com um fungo presente nas fezes da ave. Ela atinge principalmente o sistema respiratório, causando inflamações, que podem levar à meningite.

Já salmonelose é contraída por meio do sistema respiratório, quando o humano entra em contato com a bactéria da salmonela, presente no pombo. "Se trata de uma doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação também pode ocorrer pela ingestão de alimentos contaminados", disse Guilherme. Entre os sintomas da salmonelose estão febre e diarreia.

Como precaução, o biólogo destaca a importância de lavar os alimentos, não manipular pombos e, caso seja necessário, sempre com auxílio de um profissional e com luvas, além de não permanecer em locais infestados pelos pombos.

Prefeitura

O jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, que informou que a Secretaria de Obras e Serviços trabalha em parceria com a Vigilância Sanitária no caso. Conforme as pastas, já foi solicitada a contratação de uma empresa especializada na prestação deste tipo de serviço, que irá identificar o melhor método a ser empregado.

Ainda segundo a Prefeitura, para que os serviços sejam feitos haverá um processo licitatório, que se encontra em fase de cotação. "Por lei, é obrigatória a realização de um orçamento estimado para abertura de um certame a fim de obter os preços mais vantajosos para administração pública."

Informou também que a colocação de placas de advertência poderá ser estudada, bem como a realização de educação ambiental em escolas e prédios do poder público. Informamos que um dos pontos, objeto da licitação em andamento é o museu municipal, com sistema de controle de pombos, por meio de um equipamento eletrônico formador de campo eletromagnético, com o objetivo de repelir o pouso e a permanência de pombos sem malefícios aos seres humanos e animais. (Da Redação)