Hospital de campanha de Sorocaba começa a atender pacientes nesta segunda (25)

Por

Inicialmente serão destinados 22 leitos para casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Secom Sorocaba

Inicialmente serão destinados 22 leitos para casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Secom Sorocaba

O hospital de campanha denominado “Douglas Barbosa de Medeiros”, montado na Arena Multiuso, na rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba, começará a funcionar nesta segunda-feira (25) no recebimento de pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19. A unidade hospitalar está capacitada para acomodar até 84 doentes, mas, inicialmente, disporá de 22 leitos, sendo 20 deles intermediários e dois de estabilização. A Secretaria Municipal de Saúde (SES) informou que 78 servidores serão responsáveis pelo atendimento na unidade.

Os primeiros 22 leitos começarão a ser utilizados à medida em que as vagas de enfermaria da UPH Zona Leste e do Hospital Santa Casa forem sendo ocupadas. A ativação dos outros leitos do hospital será feita de forma gradativa, segundo a Prefeitura, quando surgirem novos pacientes. A implantação e operação de todos os 84 leitos já está contratada, mas ela será ativada e paga pela Prefeitura de acordo com a utilização.

Informa, ainda, a SES, que por enquanto os leitos de enfermaria na UPH Zona Leste e de UTI contratados junto à Santa Casa têm sido suficientes para atender aos casos da Covid-19 surgidos na cidade. “O hospital de campanha é a nossa segurança para enfrentar um possível aumento do número de casos da doença. O que é absolutamente necessário, pois estamos falando de vidas”, reforçou o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

De acordo com a SES, ainda, o deslocamento dos pacientes com suspeita de Covid-19 será feito por oito ambulâncias brancas alugadas pela Prefeitura. Também foram alugadas duas ambulâncias UTI que contará com uma equipe 24 horas à disposição. O contrato das ambulâncias UTI inclui os serviços de médico; enfermeiro, técnico de enfermagem e o motorista. A empresa também cuidará da desinfecção do veículo.

O nome do novo hospital homenageia o técnico de enfermagem do Hospital Unimed, Douglas Barbosa de Medeiros, que faleceu no dia 26 de abril em decorrência da Covid-19. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)