Buscar no Cruzeiro

Buscar

Índices de internação voltam a aumentar em Sorocaba

11 de Agosto de 2020 às 00:19

Índices de internação voltam a aumentar em SorocabaTrês dos cinco principais indicadores de internação relacionados à Covid-19 em toda a rede de saúde de Sorocaba apresentaram alta entre domingo (9) e esta segunda-feira (10), incluindo o de leitos de UTI pactuados para a doença.

Por outro lado, o total de pacientes internados com casos confirmados de novo coronavírus apresentou o menor número em 55 dias. A cidade também registrou mais seis mortes e 72 positivações, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) divulgado no início da noite de ontem.

Conforme os dados, a ocupação de UTI, que na véspera era a menor em 40 dias, apresentou alta significativa, passando de 62 para 71 internações. O total de internações -- de confirmados e suspeitos -- aumentou de 134 para 139. O total de internações de pacientes com suspeita de Covid-19 cresceu de 56 para 70.

Por outro lado, como índice positivo, o total de internações clínicas caiu de 72 para 68. É o terceiro menor dos últimos 37 dias. Já o total de pacientes com confirmação de Covid-19 reduziu de 78 para 69. Esse número é o menor desde 15 de junho. Os dados se referem somente a moradores de Sorocaba.

Casos

Os casos confirmados da doença passaram de 12.128 para 12.200 na cidade, com a notificação de mais 72 positivações. Já o número de suspeitas descartadas por resultados negativos aumentou para 23.906. A cidade também registrou 11.491 recuperados da Covid-19.

Sorocaba também passou de 1.292 para 1.114 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. Entretanto, o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 348.

Internação e óbitos

Os óbitos com confirmação da doença aumentaram para 292, com a divulgação de mais seis mortes. As vítimas tinham entre 63 e 87 anos. É certo que cinco delas tinham comorbidades, sendo diabetes e cardiopatia na maior parte dos pacientes. As mortes ocorreram entre 8 e 10 de agosto, sendo metade da rede particular de saúde.

Conforme a SES, nesta segunda-feira (10), nenhum óbito estava em investigação em Sorocaba.

Ocupação de leitos

O censo hospitalar de leitos Covid-19, também divulgado nesta segunda-feira (10) pela SES, mostra que houve redução na oferta de leitos de UTI na cidade na rede pública. Dessa forma, contando com os leitos de estabilização do hospital de campanha, 15 estavam disponíveis no domingo, contra 11 na segunda-feira.

Com relação aos leitos clínicos, o hospital de campanha manteve a tendência de queda de ocupação de leitos que vem registrando nos últimos dias. Assim, dos 75, apenas nove estavam ocupados. A taxa de ocupação do local era de 12%. A Santa Casa também apresentou redução de 30% na ocupação de leitos clínicos.

O hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), que mantém leitos para crianças e adolescentes com suspeita de Covid-19, não tinha nenhum paciente na data. A unidade já chegou a apresentar taxa de ocupação de mais de 20% de seus 26 leitos.

Na rede privada, apenas o hospital Unimed mantinha 100% de ocupação de seus 28 leitos clínicos. Com relação à UTI, a maior ocupação estava no hospital Evangélico, com 10 de seus 12 leitos ocupados. (Marcel Scinocca, com informações da Prefeitura de Sorocaba)