Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inauguração do posto da GCM na praça central fica para outro dia

15 de Janeiro de 2019 às 17:58

Posto de atendimento da GCM em frente à Catedral de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A inauguração do posto fixo da Guarda Civil Municipal (GCM) na praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba, que aconteceria nesta quarta-feira (16), foi suspensa pelo governo municipal que quer, antes de colocar a base em operação, analisar documentos e verificar a viabilidade do prédio construído no local.

Na tarde desta terça-feira (15), integrantes da GCM foram destacados para o local, a fim de garantir a preservação da guarita e evitar depredação enquanto não se resolve a situação. Havia também um veículo da corporação ao lado do posto.

O novo espaço da GCM tem gerado polêmica na cidade. O posto foi construído perto da fachada da Catedral Metropolitana de Sorocaba, e a iniciativa do prefeito José Crespo (DEM) desagradou o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP).

[irp posts="61707" ]

 

A entidade é contra a guarita no local, pois ela interfere na visibilidade da fachada e no entorno da igreja - tombada pelo decreto municipal 15.786 de 2007. O grau de preservação é GP-1, que prevê a preservação integral, compreendendo o interior e exterior do prédio principal, bem como a volumetria, fachadas, cobertura, áreas livres, ajardinamento e respectivos elementos ornamentais ou utilitários.

O arquiteto Alberto Streb, presidente do CMDP, observa que a guarita descaracteriza o visual da praça adicionando um elemento estranho. O arquiteto aponta que um turista ao fotografar a catedral, por exemplo, tem a interferência da edificação. “Não compõem o conjunto arquitetônico do lugar”, diz.

Streb ressalta que o conselho é um órgão consultivo e que cabe à prefeitura tomar as providências cabíveis, mas que o CMDP fica à disposição para dialogar sobre a possibilidade de instalar a guarita em outro ponto, consultando também outros conselhos municipais. Ele espera que em projetos futuros o município converse com o CMDP.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o posto tem 9 metros quadrados. O espaço funcionará 24h por dia para oferecer mais segurança à região central da cidade, tanto para a população quanto aos comerciantes. (Da Redação, com informações de Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos