Implantação do BRT prevê corte de árvores em quatro avenidas

Por Ana Claudia Martins

Na General Carneiro, as palmeiras-imperiais preocupam. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (4/9/2019)

Na avenida Ituvuvu, onde as obras estão mais adiantadas, são pelo menos 70 árvores retiradas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (25/11/2019)

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba (Sema) autorizou novamente a Concessionária BRT Sorocaba a cortar ou retirar árvores em quatro avenidas da cidade, por conta das obras do BRT (Bus Rapid Transit). Os pedidos de revalidação de autorizações para a supressão de árvores nas avenidas Itavuvu, Ipanema, General Carneiro e Armando Pannunzio foram publicados na edição do último dia 18 deste mês do Jornal do Município.

Segundo a publicação, os pedidos foram feitos pela Urbes -- Trânsito e Transportes por conta das obras de implantação do Sistema BRT Sorocaba, para a concessionária responsável pelas obras dos corredores de ônibus nas avenidas citadas acima.

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada, por meio da Sema, sobre quantas árvores serão cortadas nas quatro avenidas, mas se limitou a informar que “somente serão suprimidas as árvores que interfiram na construção das estruturas do BRT. A intenção é manter o maior número de árvores”. Segundo Prefeitura, a publicação citada foi apenas para a renovação das autorizações, já que a validade da licença emitida é de um ano.

Em relação às espécies de árvores que poderão ser suprimidas, a Sema informou que quase 80% das árvores autorizadas são exóticas, a maioria leucena, que é considerada uma “espécie invasora”. No caso das cerca de 30 palmeiras-imperiais plantadas ao logo da avenida General Carneiro, a Sema citou que na autorização constam quatro palmeiras-reais e uma palmeira-seafórtia. “O que não significa que elas serão suprimidas, tudo depende da necessidade em razão da construção das estruturas do BRT.”

Compensações ambientais

O Cruzeiro do Sul também questionou sobre as compensações ambientais que serão adotadas em função dos cortes das árvores. Segundo a Sema, ao final da obra, uma equipe técnica fará um vistoria de quantas e quais árvores foram suprimidas para então ter o número exato de exemplares para a devida compensação ambiental do Consórcio BRT. “A compensação prevista nas autorizações é de 6.408 árvores nativas e os plantios ocorrerão nas próprias avenidas e em demais áreas públicas a serem definidas pela Secretaria do Meio Ambiente.” Essa compensação, no entanto, só deverá ocorrer, segundo a Prefeitura, após o término das obras do BRT.

Em setembro deste ano, o Cruzeiro do Sul publicou reportagem a respeito e mostrou que o Consórcio BRT Sorocaba já havia conseguido autorização da Sema para a retirada de pelo menos 70 árvores na avenida Itavuvu. Uma placa informando a autorização foi afixada no canteiro central da via, em junho deste ano. O aviso informa que a empresa deveria fazer a compensação ambiental por meio da doação de 383 árvores. Porém, na placa não há informações de onde tais árvores serão plantadas e nem quando.

Na General Carneiro, as palmeiras-imperiais preocupam. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (4/9/2019)

Questionada, a Sema disse que “as mudas doadas serão plantadas ao longo do canteiro central da avenida, e que a Concessionária BRT também firmou termo para realizar plantios de mais mudas em áreas públicas a serem definidas pela pasta municipal”.

Obras em andamento

O Sistema BRT Sorocaba é uma nova forma de transporte coletivo que chegará à cidade em 2020. Na Itavuvu estão em andamento as obras do corredor de ônibus, assim como nas avenidas Ipanema, ambas na zona norte, e também nas avenidas General Carneiro e na Armando Pannunzio, ambas na zona oeste da cidade.

As quatro avenidas possuem diversas árvores, mas parte delas foi e deverá ser retirada conforme avançam as obras do BRT, já que as vias vão receber estações para embarque e desembarque dos passageiros de ônibus.

Na avenida Itavuvu, por exemplo, serão 12 estações, segundo o Consórcio BRT Sorocaba. Já na avenida Ipanema serão 10 estações, e no eixo oeste (General Carneiro e Armando Pannunzio) mais 10. No total serão 28 estações do BRT ao longo dos corredores de ônibus. (Ana Cláudia Martins)