Buscar no Cruzeiro

Buscar

Implantação do BRT prevê corte de árvores em quatro avenidas

27 de Novembro de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Quatro das principais avenidas terão cortes de árvores para implantação do sistema BRT Na avenida Ituvuvu, onde as obras estão mais adiantadas, são pelo menos 70 árvores retiradas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (25/11/2019)

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba (Sema) autorizou novamente a Concessionária BRT Sorocaba a cortar ou retirar árvores em quatro avenidas da cidade, por conta das obras do BRT (Bus Rapid Transit). Os pedidos de revalidação de autorizações para a supressão de árvores nas avenidas Itavuvu, Ipanema, General Carneiro e Armando Pannunzio foram publicados na edição do último dia 18 deste mês do Jornal do Município.

Segundo a publicação, os pedidos foram feitos pela Urbes -- Trânsito e Transportes por conta das obras de implantação do Sistema BRT Sorocaba, para a concessionária responsável pelas obras dos corredores de ônibus nas avenidas citadas acima.

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada, por meio da Sema, sobre quantas árvores serão cortadas nas quatro avenidas, mas se limitou a informar que “somente serão suprimidas as árvores que interfiram na construção das estruturas do BRT. A intenção é manter o maior número de árvores”. Segundo Prefeitura, a publicação citada foi apenas para a renovação das autorizações, já que a validade da licença emitida é de um ano.

Em relação às espécies de árvores que poderão ser suprimidas, a Sema informou que quase 80% das árvores autorizadas são exóticas, a maioria leucena, que é considerada uma “espécie invasora”. No caso das cerca de 30 palmeiras-imperiais plantadas ao logo da avenida General Carneiro, a Sema citou que na autorização constam quatro palmeiras-reais e uma palmeira-seafórtia. “O que não significa que elas serão suprimidas, tudo depende da necessidade em razão da construção das estruturas do BRT.”

Compensações ambientais

O Cruzeiro do Sul também questionou sobre as compensações ambientais que serão adotadas em função dos cortes das árvores. Segundo a Sema, ao final da obra, uma equipe técnica fará um vistoria de quantas e quais árvores foram suprimidas para então ter o número exato de exemplares para a devida compensação ambiental do Consórcio BRT. “A compensação prevista nas autorizações é de 6.408 árvores nativas e os plantios ocorrerão nas próprias avenidas e em demais áreas públicas a serem definidas pela Secretaria do Meio Ambiente.” Essa compensação, no entanto, só deverá ocorrer, segundo a Prefeitura, após o término das obras do BRT.

Em setembro deste ano, o Cruzeiro do Sul publicou reportagem a respeito e mostrou que o Consórcio BRT Sorocaba já havia conseguido autorização da Sema para a retirada de pelo menos 70 árvores na avenida Itavuvu. Uma placa informando a autorização foi afixada no canteiro central da via, em junho deste ano. O aviso informa que a empresa deveria fazer a compensação ambiental por meio da doação de 383 árvores. Porém, na placa não há informações de onde tais árvores serão plantadas e nem quando.

Quatro das principais avenidas terão cortes de árvores para implantação do sistema BRT Na General Carneiro, as palmeiras-imperiais preocupam. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (4/9/2019)

Questionada, a Sema disse que “as mudas doadas serão plantadas ao longo do canteiro central da avenida, e que a Concessionária BRT também firmou termo para realizar plantios de mais mudas em áreas públicas a serem definidas pela pasta municipal”.

Obras em andamento

O Sistema BRT Sorocaba é uma nova forma de transporte coletivo que chegará à cidade em 2020. Na Itavuvu estão em andamento as obras do corredor de ônibus, assim como nas avenidas Ipanema, ambas na zona norte, e também nas avenidas General Carneiro e na Armando Pannunzio, ambas na zona oeste da cidade.

As quatro avenidas possuem diversas árvores, mas parte delas foi e deverá ser retirada conforme avançam as obras do BRT, já que as vias vão receber estações para embarque e desembarque dos passageiros de ônibus.

Na avenida Itavuvu, por exemplo, serão 12 estações, segundo o Consórcio BRT Sorocaba. Já na avenida Ipanema serão 10 estações, e no eixo oeste (General Carneiro e Armando Pannunzio) mais 10. No total serão 28 estações do BRT ao longo dos corredores de ônibus. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos