Sorocaba e Região

Ideb mostra que Sorocaba atingiu a meta determinada pelo MEC

Índice foi alcançado nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º, da rede municipal
Ideb de Sorocaba está dentro do planejado
No momento mais de 10 unidades escolares estão abertas, informa o Estado. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/9/2020)

O portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou nesta terça-feira (15) que a rede municipal de ensino de Sorocaba atingiu, em 2019, a marca de 6,6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), meta determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do ensino fundamental, que atende do 1° ao 5° ano, com idades entre seis a 10 anos.

Nos anos finais, que atende do 6º ao 9º (11 a 14 anos), a média foi de 5,7. Em relação à média de 2017, o índice dos anos finais aumentou ante a pontuação de 5,6. Já nos anos iniciais, o índice caiu 0,1 em relação ao valor de 6,7 em 2017. A informação é da Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba.

A Secretaria da Educação avaliou que “os resultados do Ideb mostram o empenho dos profissionais da rede municipal em garantir uma educação de qualidade. O crescimento tem sido contínuo e demonstra que a qualidade da educação municipal se equipara ao sistema educacional de países desenvolvidos”.

Criado em 2007, ele reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios. O MEC estabeleceu meta para cada rede e escola, a ser cumprida a cada ano até 2021. (Da Redação)

Comentários
Assuntos