Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ideb mostra que Sorocaba atingiu a meta determinada pelo MEC

16 de Setembro de 2020 às 00:01

Ideb de Sorocaba está dentro do planejado No momento mais de 10 unidades escolares estão abertas, informa o Estado. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/9/2020)

O portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou nesta terça-feira (15) que a rede municipal de ensino de Sorocaba atingiu, em 2019, a marca de 6,6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), meta determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do ensino fundamental, que atende do 1° ao 5° ano, com idades entre seis a 10 anos.

Nos anos finais, que atende do 6º ao 9º (11 a 14 anos), a média foi de 5,7. Em relação à média de 2017, o índice dos anos finais aumentou ante a pontuação de 5,6. Já nos anos iniciais, o índice caiu 0,1 em relação ao valor de 6,7 em 2017. A informação é da Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba.

A Secretaria da Educação avaliou que “os resultados do Ideb mostram o empenho dos profissionais da rede municipal em garantir uma educação de qualidade. O crescimento tem sido contínuo e demonstra que a qualidade da educação municipal se equipara ao sistema educacional de países desenvolvidos”.

Criado em 2007, ele reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios. O MEC estabeleceu meta para cada rede e escola, a ser cumprida a cada ano até 2021. (Da Redação)