Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital Evangélico anuncia obras de expansão e novos investimentos

30 de Julho de 2019 às 23:59
Ana Claudia Martins [email protected]

Hospital Evangélico anuncia obras de expansão e novos investimentos Instituição completa 84 anos de fundação. Crédito da foto: Divulgação

O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) completou 84 anos no dia 24 de julho e anunciou obras de expansão e investimentos de R$ 170 milhões até 2030, conforme o Plano Diretor do HES. O montante deverá ser investido em reestruturação, expansão e compra de avançados equipamentos para suprir a demanda da população por atendimento de elevada especialização em áreas de alta complexidade, como neurologia, cardiologia e oncologia.

O hospital também inaugurou recentemente os novos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no dia 19 de junho último, e nesta quinta-feira (1º) inaugura a segunda unidade do ambulatório, na zona norte. Com os novos leitos, a UTI passou a contar com 21 leitos e a ocupar todo o 5º andar do edifício. Segundo o diretor superintendente do HES, Marcello Burattini, até 2030 o objetivo do Plano Diretor é posicionar o hospital como referência no atendimento em saúde, com foco em tecnologia, estrutura e corpo clínico especializado para tratamentos e cirurgias de alta complexidade.

O diretor destaca ainda que o hospital deverá dobrar sua capacidade de atendimento até 2021 quando for concluída a construção de mais um edifício de internação hospitalar. “Com a inauguração da nova UTI teremos 81 leitos de internação e quatro centros cirúrgicos com mais 8 leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e 8 leitos de pronto-atendimento. Então, até 2021, devemos chegar a 170 leitos, praticamente mais que dobrando a capacidade de atendimento”, diz.

[irp posts="129422" ]

 

Segundo Burattini, o HES conta com mais de 400 profissionais, desde médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, administradores, entre outros. “Estrutura totalmente equipada, médicos altamente capacitados e a tecnologia de ponta fazem com que o HES seja procurado por pacientes de Sorocaba e de diversas cidades próximas”, aponta.

Já o presidente do Conselho Administrativo do HES e da Associação Evangélica do Brasil (AEB), Edemar de Souza Amorim, afirma que em 2012 o hospital passou por reestruturação, buscando inovação tecnológica e administrativa com o objetivo de modernizar seu modelo de gestão e se posicionar como referência na área de saúde. “Tudo isso, sem deixar de lado o atendimento humanizado e acolhedor, uma marca registrada durante toda a sua trajetória. É com grande satisfação que faço parte das comemorações dos 84 anos do Hospital Evangélico de Sorocaba. Nos últimos sete anos, acompanhamos o dia a dia da gestão e observamos o incansável esforço e a dedicação de todos os envolvidos, que estão fazendo do HES um hospital cada vez melhor e maior”, destaca.

Atendendo pessoas a partir de 15 anos, por meio de convênios de saúde e particular, o hospital conta com Pronto Atendimento (PA) 24 horas e Ambulatório Médico para atender pacientes, além dos serviços prestados em seu Centro Cirúrgico e no Centro de Terapia Intensiva (UTI). O PA dispõe de médicos especialistas de plantão e de retaguarda nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, hepatologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, torácica, urologia e vascular, além de exames laboratoriais e de imagem ao alcance dia e noite. O ambulatório médico atende nas áreas de cabeça e pescoço, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, entre outras especialidades.

[irp posts="137720" ]

 

Histórico

Na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Sorocaba, durante a manhã de julho de 1935, a história do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) começava a ser escrita. O professor Abdiel Lopes Monteiro desafiou suas alunas, as senhoras da chamada Classe Débora, a ampararem os irmãos que adoeciam e cujo tratamento exigia internação. No dia 1° de agosto daquele mesmo ano, no templo da igreja, foi eleita a primeira diretoria do hospital, que teve seu estatuto aprovado em 5 de setembro. (Ana Cláudia Martins)