Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital de campanha funcionará no fim deste mês em Sorocaba

14 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Hospital de campanha funcionará no fim do mês O hospital terá 84 leitos para casos de média complexidade. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (27/3/2020)

A Prefeitura de Sorocaba, sem precisar data, informou na quarta-feira (13) que o hospital de campanha da cidade deverá estar apto para receber pacientes no final de maio. O equipamento está sendo implementado na Arena Multiúso, ao lado do novo Hospital Regional, às margens da rodovia Raposo Tavares.

A SES lembrou ainda que a gestão dos profissionais que atenderão no local ficará por conta de servidores da própria Prefeitura. “As escalas dos profissionais serão dimensionadas conforme a ocupação dos leitos. A proporção é que haja um médico para cada 16 pacientes e uma equipe de enfermagem a cada quatro pacientes”, lembra.

[irp posts="235884" ]

 

A questão da gestão própria já havia sido anunciada pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), na sexta-feira (8). A argumentação foi a redução de custo. O local terá 84 leitos intermediários, cinco deles de urgência.

Medicamentos

Conforme publicado na quarta-feira (13) pela coluna Informação Livre do jornal Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba tornou público na segunda-feira (11) o processo de compra de medicamentos para o hospital de campanha.

No site oficial da Prefeitura constam alguns documentos referentes à compra, como o termo de referência e folha proposta. Não há informações sobre que medicamentos serão comprados e nem sobre o quanto pretende se gastar. Trata-se de uma compra emergencial em função da pandemia de coronavírus.

Questionada sobre quais seriam os medicamentos e quanto pretende se gastar, a SES afirmou que ainda não há previsão de custo, tudo dependerá da necessidade de atendimento.

[irp posts="240884" ]

 

Quanto à contratação de demais serviços, como limpeza e a compra de equipamentos para o local, a SES garantiu na quarta-feira (14) que esses processos encontram-se em andamento para compra. Não há nada referente a essas compras na parte do portal da Prefeitura que trata de compras. “Só constam no Portal de Licitações os processos já concluídos”, justifica.

A pasta também foi questionada pela reportagem sobre o custo total estimado para o local. A pasta informou que ainda não há previsão de custo. “Tudo dependerá da necessidade de atendimento”, argumenta. Ainda de acordo com pasta, o processo para o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), para o hospital, já está concluído. (Marcel Scinocca)