Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital de campanha com 40 leitos é concluído em Itu

18 de Abril de 2020 às 10:19

Hospital de campanha com 40 leitos é concluído em Itu Área interna do hospital de campanha de Itu. Crédito da foto: Prefeitura de Itu (17/4/2020)

A instalação do hospital de campanha em Itu foi concluída sexta-feira (17) para atender pacientes diagnosticados com coronavírus. Segundo o governo municipal, a unidade está pronta para funcionar no prédio da Maternidade Borges, na antiga Santa Casa.

O hospital de campanha de Itu tem 40 leitos. Cada quarto está equipado com camas, suporte de soro, escada, ar-condicionado, painel de gases, roupa de cama e banho.

A estrutura conta com alguns respiradores para suporte de emergência. Segundo a Prefeitura, eles serão usados conforme a demanda.

Custo

A instalação do hospital de campanha foi feita pela Prefeitura de Itu, com participação efetiva da iniciativa privada. O investimento foi de aproximadamente R$ 900 mil no local, sendo que 10% desse valor veio dos cofres públicos municipais e o restante de doações de empresários locais, em especial do setor da construção civil.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, foram realizadas pintura, impermeabilização, troca de vidros, colocação de portas nos banheiros, readequação dos painéis de gases, nova parte elétrica e iluminação. "Também foi criada uma sala de paramentação e desparamentação para os profissionais e houve reforma na sala de conforto médico”, comenta.

[irp posts="240365" ]

 

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, informou ainda que houve uma reestruturação completa desse espaço, anteriormente sem uso. "Conseguimos um hospital de campanha com inúmeras vantagens se comparado com outros que surgiram neste momento importante de alerta na saúde pública. Temos condições sanitárias mais adequadas, tubulação de gases e mais conforto”, explica o prefeito Guilherme Gazzola.

Atendimento

O atendimento no hospital de campanha, a partir de agora, será conforme a demanda, informa o governo. Começando a aparecer os casos positivos com necessidade de internação clínica, os pacientes serão direcionados primeiro para a ala separada para o coronavírus do Hospital Municipal. Conforme as vagas forem preenchidas, os pacientes serão direcionados para o hospital de campanha.

De acordo com a Prefeitura de Itu, cerca de 50 profissionais da rede municipal foram realocados e já estão de prontidão para atuar. A lista inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e equipe administrativa. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Itu)