Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital Adib Jatene passa a ter catorze leitos de UTI Covid

22 de Dezembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Hospital Adib Janete passa a ter catorze leitos de UTI Covid Hospital Adib Janete, o Novo Regional, recebeu mais quatro leitos de UTI Covid. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

O Governo do Estado de São Paulo aumentou de dez para catorze o número de leitos de UTI Covid para o hospital Adib Jatene, o Novo Regional. Esse aumento ocorreu entre sábado (19) e domingo (20). Entretanto, conforme os leitos foram criados, houve ocupação por pacientes. Com isso, o nível de internações estava em 100% ontem (21). No Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), a taxa era de 90%. Com isso, dos vinte leitos do local, dezoito estava com pacientes.

Ainda em se tratando de leitos de UTI, a Santa Casa, que havia apresentado redução nas ocupações desse tipo de leito no final de semana, estava ontem com 85% de ocupação, com dezessete dos vinte leitos ocupados. Na rede privada, o Evangélico tinha 80% de ocupação -- oito de dez leitos --, o Samaritano tinha 80% -- dezesseis de vinte -- e a Unimed tinha 100% de ocupação -- dezessete leitos.

Com relação aos leitos de enfermaria, a Santa Casa tinha 100% de ocupação em seus 21 leitos. O Santa Lucinda, que teve os leitos abertos na semana passada, apresentou ontem a maior ocupação. Era de 55%, com onze leitos ocupados, de um total de vinte. No CHS, dos oito leitos, sete estavam com pacientes. No Adib, dos cinco, três estavam ocupados. Na rede privada, das catorze vagas do Evangélico, treze estavam ocupadas. No Samaritano, dezesseis das 21 vagas estavam com pacientes. Já no hospital Unimed, das vinte vagas, dezesseis estavam com pacientes.

Sobre o total de internações em Sorocaba, 139 pessoas estavam ocupando vagas na rede de saúde da cidade, pública e particular. Desse total, 72 eram de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Casos e mortes

Seis novas mortes foram contabilizadas pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). Com isso, o número de óbitos passou para 542. Das seis novas vítimas, cinco tinham comorbidade. Foram três mulheres e três homens, com idade entre 64 e 87 anos. Entre os fatores de risco para o novo coronavírus, quatro das vítimas eram diabéticos e cardiopatas. Há quatro óbitos em investigação.

Ainda conforme os dados, a cidade registrou 24.293 recuperados da Covid-19. Já os casos confirmados com a doença passaram de 24.775 para 25.116 na cidade. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 222. A cidade também passou de 1.316 para 1.263 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 69.498. (Marcel Scinocca)