Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospitais de Sorocaba poderão permitir entrada de animais para visitas

24 de Outubro de 2019 às 12:18
Marcel Scinocca [email protected]

Os animais de estimação deverão estar com a vacinação em dia e higienizados. Crédito da foto: Pixabay

A Câmara de Sorocaba aprovou em primeira discussão o projeto de lei que trata da liberação de entrada de animais de estimação em hospitais públicos de Sorocaba. Isso será feito para visitas a pacientes internados.

Pelo texto do projeto aprovado, que autoriza ao Poder Executivo permitir a entrada, os animais de estimação deverão estar com a vacinação em dia e higienizados. O responsável deverá comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição de saúde do animal.

A iniciativa determina que a entrada do animal dependerá de autorização da comissão de infectologia do hospital. Os animais deverão estar em recipiente ou caixa adequada e, tratando-se de cães e gatos, deverão estar em guias presas por coleiras e, se necessário, enforcador e focinheiras.

CPI da Saúde contrata auditoria para acompanhar trabalhos Câmara Municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (24/8/2017)

Normas e procedimentos

Pelo texto, os hospitais criarão normas e procedimentos próprios. Isso será feito para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para a visitação dos pacientes internados.

O projeto ainda determina que a presença do animal se dará mediante a solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente. A visita dos bichos deverá ser agendada previamente na administração do hospital, respeitando a solicitação do médico e critérios estabelecidos por cada instituição.

Por fim, o projeto indica que o local de encontro do paciente com o animal ficará a critério do médico e da administração do hospital.

Justificativa

Na justificativa, Anselmo Neto (PSDB), autor do projeto, diz que há cada vez mais famílias com animais de estimação. “Muitos destes animais são considerados membros efetivos da família. Um paciente internado em hospitais, muitas vezes tem em seu animal de estimação um refúgio de cainho e alegria”, afirma.

Ele ainda citou benefícios da relação entre homens e animais para a saúde. O vereador comentou alguns estudos a respeito do tema.

O projeto, que começou a tramitar na Câmara em setembro, foi aprovado por unanimidade. Ele deverá retornar para segunda discussão na terça-feira (29). (Marcel Scinocca)

[irp posts="181214" ]