Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homens são flagrados pescando em bacia de contenção de Sorocaba

14 de Outubro de 2019 às 14:17

Imagens recebidas pelo Cruzeiro do Sul mostram o trio pescando com varas na margem do reservatório. Crédito da foto: Cortesia

Três homens foram flagrados pescando na bacia de contenção do córrego Água Vermelha, no Jardim Paulistano, em Sorocaba, neste domingo (13). A prática não é permitida no local, que conta com placas informando sobre a proibição.

Imagens recebidas pelo Cruzeiro do Sul mostram o trio pescando com varas na margem do reservatório do parque Romeu Pires Osório. Um deles chega a subir em uma pedra que tem no local. Ao lado, uma placa informa que é proibido pescar, nadar e praticar atividades aquáticas na bacia.

[irp posts="163265" ]

 

A Prefeitura de Sorocaba informou que a fiscalização com relação à pesca irregular é realizada mediante denúncia através do telefone 153, da Patrulha Ambiental da GCM, e também à Polícia Ambiental, pelo número (15) 3238-2050.

"A penalidade com relação à pesca, seja em período ou local no qual é proibida, está prevista no decreto municipal nº 21.007, que dispõe sobre infrações ambientais e sanções administrativas e procedimentos administrativos de fiscalização ambiental para condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente", destacou em nota.

Além da pesca, também é proibido nadar e praticar outras atividades aquáticas na bacia. Crédito da foto: Cortesia

Proibição

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba, o objetivo das placas com a proibição de uso do espelho d’água para natação, pesca e outras atividades aquáticas é preservar a saúde dos usuários.

Isso porque, apesar do Córrego Água Vermelha ser completamente saneado com coletores de esgoto em toda sua extensão, “não há como a autarquia controlar a qualidade da água em virtude da poluição difusa que chega até o lago proveniente das vias públicas”.

“Principalmente nos dias de chuvas após longos períodos de estiagem, há o carreamento de sujeira e lixo acumulado nas ruas, materiais estes que podem ser prejudiciais à saúde”, diz em nota.

Outros reservatórios

O Saae informou que fez a instalação das placas orientativas na bacia do córrego Água Vermelha “e espera que a população siga as orientações”.

Ainda conforme a autarquia, placas deste tipo serão replicadas nas demais bacias de contenção de Sorocaba onde há formação de espelhos d’água.

Galeria

Confira a galeria de fotos