Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homem transplantado é primeiro óbito de suspeito do novo coronavírus em Sorocaba

22 de Março de 2020 às 16:52

Crédito da foto: AFP

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu neste domingo (22) a notificação de óbito de um paciente suspeito do novo coronavírus. A confirmação de que a causa da morte foi pelo Covid-19 se dará após exame do Instituto Adolfo Lutz. A vítima trata-se de um homem de 48 anos, transplantado renal.

A cidade passou de 84 para 98 casos suspeitos de sábado (22) para domingo. Do total de suspeitos, nove encontram-se internados em hospitais e quatro aguardam internação e estão em UPHs do município.

A Secretaria da Saúde (SES) informou que os exames são realizados pelo órgão estadual Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável por descartar e confirmar casos de coronavírus de todo o Estado de São Paulo. Ou seja, a Prefeitura não possui gestão e nem governabilidade pela demora dos exames em suspeitos da doença. O órgão estadual não tem fornecido essa previsão de resultados aos municípios em razão da elevada demanda decorrente da epidemia que o Estado enfrenta.

Testes

Desde a última quinta-feira (19), conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico.

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.