Sorocaba e Região

Hipopótamo Yuri passa por tratamento dentário no zoo

Os dentes do animal crescem por toda a vida e precisam de manutenção
Hipopótamo Yuri passa por tratamento dentário no zoo
Os dentes de Yuri são serrados algumas vezes ao ano. Crédito da foto: Fernando Abreu / Secom – Sorocaba

Yuri, o hipopótamo de 47 anos que habita o Parque Zoológico Quinzinho de Barros adora se refrescar na água, mas é só o médico veterinário se aproximar que o mamífero chega de mansinho até a superfície, isso porque ele sabe que passará por tratamento dentário.

O público que visita o recinto pode acompanhar essa atividade curiosa na rotina do animal. De acordo com o veterinário residente do zoológico, Leandro Reis, os dentes do hipopótamo têm crescimento contínuo. “Os caninos e incisivos são classificados como elodontes, ou seja, eles crescem por toda vida”, explica.

Para que os dentes não fiquem muito grandes é necessário que sejam serrados algumas vezes ao ano. “Na natureza, o hipopótamo desgasta os dentes com o alimento que precisa triturar, já aqui (no zoo), a alimentação vem em tamanho reduzido, então se a gente não serrar, os dentes podem até furar o céu da boca”, explica.

Leia mais  Polícia colhe depoimentos e busca assassino de Aline Dantas em Alumínio

Leandro ainda conta que para iniciar o tratamento é preciso observar a condição dos dentes do hipopótamo. “Geralmente nos animais mais velhos nós serramos a cada quatro ou cinco meses”. Além disso, Yuri também passa por tratamento de gengivite. Yara, hipopótamo fêmea de 46 anos, também recebe os tratamentos dentários, mas, diferente do companheiro Yuri, ela não apresenta gengivite.

O Parque Zoológico Quinzinho de Barros fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e abre de 3ª feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações: (15) 3227.5454. (Secom – Sorocaba)

Comentários

CLASSICRUZEIRO