Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hemonúcleo de Sorocaba tem queda de 40% no número de doadores

29 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Hemonúcleo tem queda de 40% no número de doadores de sangue Depois de doar uma vez para um parente que precisava de sangue, Jennifer Sampaio passou a comparecer ao hemonúcleo com frequência. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/5/2020)

O número de doadores de sangue teve queda de até 40% em Sorocaba neste mês de maio. A informação é do gerente médico do Hemonúcleo de Sorocaba, Frederico Brandão. O serviço é administrado pela Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan).

Segundo Brandão, por mês o Hemonúcleo de Sorocaba recebe, em média, três mil candidatos a doadores, que geram entre 2,7 a 2,8 mil doações de sangue. Porém, por conta da pandemia do novo coronavírus, este mês foi o pior do ano, até o momento, em relação à queda no número de voluntários. Para o gerente médico, a queda atual, apesar do mês ainda não ter acabado, foi de até 40%, com cerca de 1,2 mil doadores a menos do que a média mensal anterior.

Com o estoque de bolsas de sangue abaixo da média mensal, a queda no número de doadores de sangue só não prejudicou ainda mais o hemonúcleo porque, em média, o consumo também foi afetado pela pandemia.

Hemonúcleo tem queda de 40% no número de doadores de sangue O médico Frederico Brandão. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/5/2020)

Brandão conta que a redução no consumo está em torno de 10% a 15% menor, por conta do cancelamento de cirurgias eletivas durante o período da pandemia do novo coronavírus. “Apesar disso, a queda nas doações foi mais do que o dobro. Então, é uma situação que nos preocupa muito. Por conta disso, estamos fazendo várias campanhas de conscientização da população para que a gente tenha uma recuperação no número de doadores”, aponta. “Agora no mês de maio teve um aumento de casos de coronavírus, uma tensão maior na sociedade, que pode ter afastado os doadores do banco de sangue”, destaca.

[irp posts="239438" ]

 

Medidas preventivas

Para incentivar os doadores e seguindo todas as normas sanitárias e de saúde, o Hemonúcleo de Sorocaba tomou uma série de medidas para dar maior segurança ao processo.

De acordo com Brandão, para evitar a aglomeração de pessoas dentro da unidade, está restrito o número de cadeiras disponíveis, há orientação sobre o distanciamento de dois metros uns dos outros, uso de máscara é obrigatório pelos doadores e pelos funcionários e há álcool gel disponibilizado na recepção.

Além disso, algumas pessoas não podem doar sangue especificamente nesta fase, como profissionais de saúde que estejam em contato direto, na linha de frente de combate ao novo coronavírus, porque existe o risco de estarem contaminados. “Toda pessoa que tem interesse em doar, mas teve contato com alguém suspeito ou confirmação de Covid-19, também não deve doar. E qualquer pessoa que tenha algum sintoma gripal, febre, sinais de virose e de gripe, também não devem doar neste momento”, explica Brandão.

Hemonúcleo tem queda de 40% no número de doadores de sangue Por conta da pandemia, maio foi o pior mês do ano no hemonúcleo. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/5/2020)

Para ser doador de sangue é necessário atender a alguns requisitos como ter entre 16 e 69 anos, estar com mais de 50 quilos, em boas condições de saúde e bem alimentado na hora da doação. O Hemonúcleo de Sorocaba funciona na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, de segunda a sábado das 7h30 às 12h30. O local conta com estacionamento gratuito.

[irp posts="154123" ]

 

Doadores constantes

Com o mesmo propósito de ajudar ao próximo, alguns doadores de sangue são constantes e fazem doações de sangue frequentes no Hemonúcleo de Sorocaba.

Jennifer Sampaio Nobre, 26 anos, mora em Itu e depois que fez a primeira doação para um familiar que precisou de sangue, nunca mais deixou de ser doadora. “Em Itu não tem local para a gente doar. Sabemos o quanto é importante quando uma pessoa precisa. Então, desde que um familiar meu precisou eu não parei mais de doar”, conta.

O analista de TI, Luís Frendenberg, 37 anos, também é um doador constante. Ele afirma que já doou sangue mais de 20 vezes e afirma que a motivação é ajudar ao próximo. “Também sou doador de plaquetas e geralmente de três em três meses eu venho doar sangue. É importante para ajudar quem precisa”, diz. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos