Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guia da Universidade Federal de São Carlos auxilia famílias de autistas

02 de Abril de 2020 às 00:01

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado nesta quinta-feira, 2 de abril, a equipe do Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental (LaFollia) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lança o guia “Autismo em tempos de coronavírus: como podemos ajudar?”.

A publicação estimula a reflexão sobre as particularidades de famílias com crianças e adolescentes autistas, no contexto do coronavírus, e desperta sobre a importância de uma rede de solidariedade neste momento.

O trabalho foi coordenado pelas professoras Amanda Dourado Fernandes e Maria Fernanda Cid, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da instituição.

“Nesse material, destaco a prevalência do autismo e o quanto este momento de pandemia e quarentena pode resultar em sofrimento para crianças, adolescentes e suas famílias. Daí, a importância de uma rede de solidariedade e apoio”, relata Amanda Fernandes.

Como complemento, há ainda a cartilha “Orientações às famílias de crianças e adolescentes com autismo em tempos de coronavírus”.

Em relação aos cuidados que as famílias de autistas precisam ter diante do Coronavírus, a professora da UFSCar reforça a necessidade de se prevenir a contaminação, uma vez que as medidas de controle e segurança podem não ser tão simples de serem adotadas com essa população. “Como os autistas podem não entender a gravidade do que está acontecendo, é fundamental atenção redobrada em cuidados, como a higienização das mãos”, alerta a pesquisadora.

Os materiais estão disponíveis para acesso gratuito no Facebook (facebook.com/TOLaFollia) e no Instragram (instagram.com/lafollia_dto_ufscar) do LaFollia. (Da Redação)