Guarda Civil Municipal começa a trabalhar armada nas ruas de Votorantim

Por

Os guardas já estão usando o armamento em Votorantim. Crédito da foto: Marcos Ferreira

Os guardas já estão usando o armamento em Votorantim. Crédito da foto: Marcos Ferreira

Criada em abril de 2012, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim começou nesta semana uma nova fase: o trabalho ostensivo armado nas ruas e próprios públicos da cidade. A Prefeitura adquiriu sete pistolas calibre 380 e uma espingarda calibre 12, além de munições que fortalecerão o patrulhamento preventivo realizado pela corporação no atendimento de ocorrências e proteção à população.

Segundo o comandante geral da corporação, Wesley Cordeiro, a GCM de Votorantim está conveniada desde abril de 2018 com o Departamento de Polícia Federal, que autoriza o porte de armas de fogo. Para isso, todos os integrantes da corporação realizaram treinamento de armamento e tiro com 100 horas/aula, avaliação psicológica e qualificação e aperfeiçoamento anual de 80 horas/aula. O comandante explica ainda que “além dos requisitos individuais, foram criadas a Ouvidoria e a Corregedoria, independentes e autônomas, a fim da fiscalização e aprimoramento das ações disciplinares dos integrantes”, destaca.

[irp posts="69081" ]

 

As ações fazem parte da reestruturação da GCM, uma das metas do atual governo municipal. Para os novos integrantes também já está prevista a aquisição de mais armamentos, coletes balísticos e uniformes. (com informações da Prefeitura de Votorantim)