Buscar no Cruzeiro

Buscar

Grupo Reviver inscreve pacientes para terapia e acolhimento

07 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Grupo Reviver inscreve pacientes para terapia O calendário das reuniões vai começar em março. Crédito da foto: Divulgação

O Grupo Reviver, que oferece apoio psicológico e emocional aos pacientes oncológicos de Sorocaba e região está com inscrições abertas. A atividade é direcionada aos pacientes que estão em tratamento ou que já superaram a doença, mas buscam uma terapia. De acordo com a psico-oncologista Luizeta Carolina Julio de Miranda, os encontros ocorrerão sempre às sextas-feiras, das 9h ao meio-dia, na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. As vagas, segundo ela, são limitadas e entrevistas são realizadas previamente com os interessados em participar.

De acordo com Luizeta, uma das coordenadoras do projeto, os objetivos que norteiam o trabalho são o acolhimento e apoio ao paciente com câncer na recuperação de seu equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual, encorajando-o na busca de autoconhecimento e na exploração de novos caminhos rumo a uma vida com mais significado, incentivando-o a aliar-se ao tratamento médico indicado. O grupo, formado por até 20 pessoas, é como uma rede de apoio e a psicologia é uma das terapias utilizadas para estimular o autoconhecimento dos pacientes.

[irp posts="177920" ]

 

A psico-oncologista conta que trabalha na área há mais de 20 anos, começando os atendimentos no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci). “O Reviver é voltado para homens e mulheres adultos e nos encontros nós realizamos várias dinâmicas, focando na vida e mostrando para as pessoas que é possível lidar com um câncer e superar esse momento”, aponta.

O trabalho realizado ao longo dos encontros semanais, conta Luizeta, busca desenvolver e atingir algumas metas. “Em grupo nós miramos na redução do estresse causado pelo diagnóstico e tratamento do câncer e identificamos as necessidades concretas de cada um”, relata. Além disso a terapia ajudar a lidar com preocupações, sentimentos e emoções comuns aos que recebem um diagnóstico de câncer e faz com que os pacientes revejam e reavaliem valores, crenças e objetivos que levem a se comprometer com sua saúde e qualidade de vida. Aplica-se também, nas reuniões, exercícios de relaxamento e percepção corporal, dinâmicas de grupo e individual e arteterapia.

[irp posts="213904" ]

 

As próximas datas já definidas para as reuniões do grupo são 6, 13, 20 e 27 de março; 3, 17 e 24 de abril, e 8 e 15 de maio. Quem se interessar em participar deve entrar em contato pelo número 15-3232-5611. (Da Redação)