Um grupo de 90 pessoas que embarcaria na madrugada desta segunda-feira (26) para Cancún, no México, foi avisado sobre o cancelamento da viagem às vésperas do passeio. A compra do pacote foi feita na agência Cinthia Mary, situada em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba. A versão das pessoas ouvidas pela reportagem é de que há um desencontro de informações por parte da empresa para justificar o fato.
Na manhã desta segunda-feira, o Cruzeiro do Sul esteve na agência, que está aberta. Lá, boa parte do grupo – formado por clientes de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Votorantim – fez uma espécie de “vigília” para saber como proceder.
Segundo a agente de atendimento Juliana Carolina Salles Vieira e o marido, o analista de sistemas Adriano Boaventura, que adquiriram o pacote, algumas pessoas já começaram a registrar boletim de ocorrência na Polícia sobre a situação. A reportagem conversou com o irmão de uma das donas da empresa, chamado Lucas. De acordo com o rapaz, elas estariam resolvendo o entrave durante a manhã e à tarde poderiam dar a própria versão do fato.
Aviso às vésperas
Juliana afirma que o aviso de cancelamento foi encaminhado para algumas pessoas na última sexta-feira (23). O Cruzeiro do Sul teve acesso à mensagem recebida.
“Por motivos operacionais entre e a nossa operadora e a companhia aérea teremos que adiar a viagem para primeira semana de dezembro, pois a companhia queria dividir nosso grupo em vários horários de voo. Porém, por se tratar de grupo, teria que ser em até três voos diferentes. Por ser um grupo grande e muitos estarem viajando pela primeira vez, brigamos a semana toda com eles por conta da data para que não mudasse e se adiasse fosse apenas um dia. Porém, não deu certo para que desse e não alterasse os valores. O acordo que conseguimos foi adiar a viagem para a primeira semana de dezembro”, informa o comunicado.
No texto, enviado pelo WhatsApp, uma das proprietárias da agência, Cinthia Rodrigues, diz que “compreendemos que cada um tem seu compromisso e pode haver a possibilidade de não poderem ir a nova data, então estamos dispostos a fazer o reembolso”. E continua: “Eu sinto muito em ter que dar esta notícia, mas infelizmente sempre estamos expostos a acontecer algo assim. Saiba que entendemos o lado de cada um, sentimos muito mesmo por tudo isso, vocês não imaginam o quanto estamos tristes por tudo.”
Valores
Além do transtorno causado pelo cancelamento, aqueles que compraram os pacotes estão preocupados por conta dos valores pagos. No caso de Juliana e Adriano, o investimento foi de aproximadamente R$ 5.200. “Mas teve uma família inteira, de 20 pessoas, que a agência aceitou inclusive uma moto como parte do pagamento.”
Uma outra família, formada por seis pessoas, teve um prejuízo ainda maior. O valor gasto foi de aproximadamente R$ 20 mil à vista. (Esdras Felipe Pereira)