Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gráfica com unidade em Sorocaba vai imprimir as provas do Enem 2019

25 de Julho de 2019 às 00:39

Gráfica com unidade em Sorocaba vai imprimir as provas do Enem 2019 As etapas de impressão dos cadernos de provas devem ocorrer em condições especiais de segurança e em sigilo. Crédito da foto: Divulgação

A gráfica que vai imprimir as provas do Enem 2019 é a Valid Soluções S/A, empresa multinacional com unidade em Sorocaba, no Jardim Novo Mundo. A informação está publicada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela organização e realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O contrato entre ambas as partes foi assinado em 21 de maio passado, segundo informação do presidente do Inep, Alexandre Lopes.

De acordo com o Inep, a Valid Soluções foi contratada pelo valor global de R$ 151,7 milhões, também segundo publicação no Diário Oficial da União de 21 de maio. A Valid será responsável pela diagramação, manuseio, embalagem, impressão, rotulagem e entrega dos cadernos de provas para os Correios. As etapas devem ocorrer em condições especiais de segurança e em sigilo.

[irp posts="74596" ]

 

A reportagem esteve ontem à tarde na portaria da Valid, na tentativa de falar com representantes da empresa para buscar detalhes sobre providências tomadas para dar conta da encomenda feita para o Enem 2019. São detalhes como volume de papel, contratação de funcionários, tempo de impressão, quantidade de provas e tecnologia empregada no processo de produção. Mas o serviço de atendimento na portaria da empresa informou que o assunto é “muito sigiloso” e ninguém na unidade estava autorizado a falar.

Para se ter uma ideia da amplitude do exame, neste ano, segundo o Inep, o Enem recebeu mais de 6 milhões de inscritos em todo o País. Esse número é semelhante ao de 2018, quando 6,7 milhões se inscreveram e 5,5 milhões de estudantes foram confirmados (pagaram a taxa de inscrição ou tiveram isenção).

Convocação

A Valid foi contratada após a falência da RR Donnelley, empresa que imprimia as provas do Enem desde 2009. A RR Donnelley entrou com o pedido de falência no dia 1º de abril deste ano. Diante disso, para garantir que o Enem ocorresse dentro do cronograma, o Inep teve duas opções: iniciar um novo processo de seleção -- que demoraria meses -- ou contratar a Valid, segunda colocada na licitação de 2016.

No dia 25 de abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou que o órgão convocasse a Valid. Para isso, no entanto, o Inep precisaria comprovar que não haveria tempo suficiente para abrir uma nova licitação. As provas do Enem serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, e para cumprir esse prazo o trabalho da gráfica deveria ser iniciado ainda em maio.

[irp posts="35253" ]

 

A RR Donnelley também tinha sido contratada em caráter de urgência por causa de um roubo dos cadernos de prova. Na época, esta ocorrência teve repercussão nacional. Até então, a empresa responsável pelo exame era a Plural.

No ano seguinte, foi aberta uma nova licitação para selecionar a gráfica que imprimiria o Enem de 2010 a 2015. A RR Donnelley apresentou sua proposta e venceu. Depois, em 2016, um novo pregão foi realizado e a mesma empresa venceu novamente, com um contrato que permitia a renovação anual até 2020. A última licitação havia sido feita em julho de 2018, pelo período de 12 meses, e incluía a execução dos serviços do Enem 2019.

Perfil da Valid

O site da Valid informa que a companhia está presente no Brasil desde 1993, quando American Banknote Corporation adquiriu a subsidiária brasileira da Thomas de La Rue, uma empresa de serviços gráficos de segurança que atuava no mercado brasileiro há quase 50 anos. Desde então, a Valid diversificou seus produtos e cresceu significativamente, atuando em quase todos os Estados do Brasil e na América do Sul.

[irp posts="120219" ]

 

De acordo com o site, a companhia tem por objeto social a indústria gráfica em geral, incluindo impressos de segurança, bilhetes e sistemas de loteria, inclusive eletrônica, indústria de cartões plásticos, magnéticos e indutivos e ainda codificação de cartões e desenvolvimento, implantação e execução de projetos de gerenciamento eletrônico de documentos. (Carlos Araújo)