Sorocaba e Região

Gpaci recebe doação de microscópio cirúrgico

Equipamento foi obtido em projeto do Rotary Manchester, com subsídio da Fundação Rotária
Gpaci recebe doação de microscópio cirúrgico
Alexandre Miguel, atual presidente do Rotary Clube Manchester. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Crianças e adolescentes atendidos pelo Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) serão beneficiados com um microscópio cirúrgico doado ao hospital pelo Rotary Clube Manchester. A doação foi possível graças ao projeto internacional de subsídio realizado pela Fundação Rotária, unindo o Distrito 4620, do Brasil e os Distritos 2982 e 3232, ambos da Índia. O equipamento, usado em neurocirurgias, tem valor estimado de R$ 280 mil e a cerimônia de entrega foi realizada quinta-feira (27), no auditório do hospital.

Segundo Gilson Lima, presidente da Comissão de Projetos Humanitários do Rotary, a parceria com o Gpaci vem de longa data. “É uma honra e uma alegria enorme poder contribuir com uma instituição séria e fundamental para a nossa sociedade”, declarou. O atual presidente do Rotary Clube Manchester, Alexandre Miguel, destaca que a aquisição do microscópio para o hospital sorocabano é o primeiro projeto de subsídio global aprovado do grupo. “Concorremos com projetos sociais de todo o mundo e pretendemos continuar buscando recursos para ajudar o Gpaci”, afirmou o presidente durante a cerimônia de entrega do equipamento.

Emocionado, Carlos Camargo Costa, presidente do Conselho Administrativo do Gpaci, agradeceu a doação e destacou que são ações como a promovida pelo Rotary Club Manchester que fazem o trabalho do hospital ser mantido. “Nós dependemos dessas doações para continuar prestando atendimento para as crianças carentes”. Atualmente o Gpaci tem 88 leitos, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há três centros cirúrgicos, além de oferecer atendimento com fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos aos pacientes.

Gpaci recebe doação de microscópio cirúrgico
Carlos Camargo Costa, presidente do Conselho Administrativo do Gpaci. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O diretor técnico do hospital, o médico Gustavo Ribeiro Neves, explicou que o microscópio amplia a precisão do cirurgião no momento do procedimento. “O Serviço de Neurologia aguardava há muito tempo por um equipamento como este e com ele conseguiremos também minimizar possíveis sequelas em cirurgias cerebrais”, contou o especialista, que afirma que tumores no cérebro são a segunda maior causa de câncer em crianças e adolescentes.

Segundo o neurologista do Gpaci, Luís Alberto de Moraes, o equipamento traz mais modernidade ao hospital e torna os procedimentos cirúrgicos ainda mais seguros. De fabricação alemã, o microscópio possui freio eletromagnético, que proporciona maior segurança durante o manuseio, bem como iluminação por lâmpada xênon, que amplia a visualização de todo o campo cirúrgico. “Ações como a do Rotary ajudam o hospital, num futuro próximo, a se tornar uma referência em tratamento de oncologia infantil no Brasil”, comemorou o especialista.

Leia mais  Unimed inaugura novas instalações de UTI com atendimento humanizado

 

A cerimônia para oficializar a doação contou com a presença de funcionários e médicos do Gpaci, membros da diretoria voluntária da instituição e também integrantes do Rotary. (Larissa Pessoa)

Comentários

CLASSICRUZEIRO