Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo estadual não descarta Sorocaba na fase verde do Plano SP ainda neste mês

05 de Setembro de 2020 às 23:29

Governo estadual prevê Sorocaba na fase verde do Plano SP ainda neste mês Marco Vinholi é secretário estadual de Desenvolvimento Regional. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (5/9/2020)

O avanço à fase 4 (verde) do Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas ainda pode demorar de duas a três semanas em Sorocaba. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em visita ao jornal Cruzeiro do Sul na tarde deste sábado (5). Segundo a última atualização, na sexta-feira (4), a cidade completou 28 dias consecutivos se mantendo na etapa 3 (amarela) do regramento estadual.

Vinholi classificou como positiva a evolução dos índices relacionados à pandemia no Estado ao longo das últimas semanas. “Nós tivemos um bom avanço de São Paulo, os indicadores de internação, casos e óbitos melhoraram neste período em todo o território”, analisou. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), neste sábado, as taxas de ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) eram de 54,1% no Estado.

O chefe da pasta atribuiu a redução nos números de contaminados e de pacientes internados ao maior apoio dos munícipes às medidas de prevenção da Covid-19, como a utilização de máscaras de proteção individual e o respeito à determinação de se evitar as aglomerações. Segundo Vinholi, Sorocaba registrou avanços em relação ao combate do Sars-Cov-2, o que pode classificá-lo em breve na etapa menos restritiva do Plano São Paulo. “A nossa expectativa é que talvez daqui duas, ou três semanas possa haver alguma região chegando na fase verde. Mas é importante seguir com muita cautela”, declarou.

Conforme a última atualização da SES-SP, apenas as regiões de Franca e Ribeirão Preto não se encontram na fase amarela. O avanço rumo a maior flexibilização da quarentena dependerá da estabilidade nos indicadores municipais, como taxas de ocupação da UTI entre 70% e 75%, a relação entre óbitos e internações para cada 100 mil habitantes, além da permanência por 28 dias consecutivos na fase amarela

Durante a passagem por Sorocaba, Vinholi participou de uma live no Instagram do jornal Cruzeiro do Sul. Ele esteve acompanhado por Flávio Amary, titular da Secretaria da Habitação do governo do estado de São Paulo.

Visita a Sorocaba

Os secretários de Habitação, Flávio Amary, e Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, visitaram a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul na tarde de ontem (5). Eles estavam em Sorocaba por conta da convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), realizada pela manhã.

Marco Vinholi chegou à cidade de helicóptero, depois de participar de outras convenções da sigla em cidades do interior paulista. Durante a visita, os secretários participaram de uma entrevista ao vivo no perfil do Instagram oficial do Cruzeiro do Sul.

O responsável pela Habitação aproveitou a oportunidade para comentar sobre as ações do governo que continuaram, mesmo durante a pandemia. “Seguindo a determinação do nosso governador nada foi paralisado, como as assinaturas de convênios, liberação de verbas, continuidade das construções e a manutenção das entregas, agora com uma característica diferente. No passado nós fazíamos aquelas entregas com abraços, hoje elas são virtuais, mas as casa são reais”, relatou Amary, ao comentar sobre as 40 mil unidades habitacionais ainda em construção no Estado.

Governo estadual não descarta Sorocaba na fase verde do Plano SP ainda neste mês Flavio Amary, da habitação. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Além dos projetos com obras em andamento, Flávio Amary, explicou sobre os processos de regularização fundiária que seguem sendo realizadas em parceria com 552 cidades que integram a unidade federativa. “Para as famílias que moram em suas casas, mas não tem a escritura, nós estamos trabalhando em 10 mil núcleos em todo o Estado de São Paulo para regularizar essa situação”, garantiu.

O secretário do Desenvolvimento Regional, que também é o presidente do PSDB São Paulo, aproveitou para declarar o apoio da comitiva estadual à deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) como pré-candidata a prefeita de Sorocaba. “É uma candidata preparada, que ao longo da sua trajetória mostrou toda a garra que tem”, afirmou. (Wesley Gonsalves)

Galeria

Confira a galeria de fotos