Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo estadual destina 10 respiradores a hospital de Itu

24 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Governo estadual destina 10 respiradores a hospital de Itu Hospital de campanha foi montado em abril e conta com cinco leitos de UTI e 35 de enfermagem. Crédito da foto: Divulgação / PMI

O hospital de campanha de Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), irá receber 10 ventiladores respiratórios para combater a pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito na tarde de ontem (23) pelo secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Conforme o Estado, os respiradores já estavam a caminho da cidade.

Segundo a Prefeitura de Itu, o hospital de campanha funciona desde abril e conta com cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 35 leitos de enfermagem. Ele conta com uma equipe multidisciplinar de 50 servidores. O custo da unidade foi de R$ 900 mil, sendo 10% desse valor custeado pela Prefeitura, e o restante, assumido por empresários locais.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itu contabilizava, até ontem, 414 casos confirmados de Covid-19, 1.392 casos descartados por exames negativos e 69 aguardando resultados (16 internados e 12 em UTI). A cidade tinha 318 pacientes curados e registrava 33 mortes pela doença.

O Hospital Municipal tinha 93% de ocupação de leitos na enfermaria e 62% na emergência/UTI. O hospital de campanha tinha 14,3% da enfermaria ocupada, e 33% dos leitos de emergência/UTI.

Regressão de fase em Sorocaba

Durante a coletiva, o secretário José Henrique Germann também citou as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura de Sorocaba diante do aumento dos casos de novo coronavírus. Na sexta-feira (19) a cidade regrediu da fase 2 (laranja) para a fase 1 (vermelha), voltando atrás na flexibilização do comércio não essencial.

Uma nova atualização dos dados em todo o Estado será divulgada nesta sexta (26), quando deverá ser decidido se Sorocaba permanecerá ou não na atual fase vermelha.

O coordenador do Centro de Contingência de Coronavírus, Carlos Carvalho, também destacou o aumento dos casos no interior paulista e o total em todo o Estado (leia mais na página 10). (Ana Cláudia Martins)