Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo do Estado inaugura Divisão de Crimes Cibernéticos

20 de Dezembro de 2020 às 00:01

Governo do Estado inaugura Divisão de Crimes Cibernéticos A Divisão ocupa o 16º andar do Palácio da Polícia Civil, no bairro da Luz, no centro da Capital. Crédito da foto: Nathália Pagliarini / Secretaria da Segurança Pública

O governo do Estado inaugurou na sexta-feira (18), a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), uma superestrutura para combater os crimes cometidos por meios eletrônicos. A solenidade aconteceu virtualmente, do Palácio dos Bandeirantes e da sede da nova divisão. Criada por meio de um ato do governador João Doria em outubro, a unidade especializada iniciou suas atividades no último dia 2. A cerimônia marcou a inauguração das instalações da divisão, que ocupa o 16º andar do Palácio da Polícia Civil, no bairro da Luz, no centro da Capital.

Para receber a DCCIBER, o andar no qual ela se encontra instalada passou por uma reforma que custou R$ 2,4 milhões. O investimento foi realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) como parte de um acordo de cooperação, sem ônus ao Estado. “A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo sempre foi exemplo para o Brasil por trazer um melhor bem estar para a sociedade e vamos continuar fazendo esforço para apoiar (a pasta). Essa iniciativa vai ser exemplo para outros Estados”, ressaltou o representante da Febraban, Leandro Vilain.

“Essa é a mais moderna e eficiente delegacia de crimes cibernéticos do país. Um trabalho pioneiro. Um divisão como esta evita o crime e se ele ocorrer terá instrumentos para identificar e prender o criminoso”, disse o governador João Doria. “Esta inauguração é um grande avanço para a Polícia Civil. Ganha o cidadão brasileiro de São Paulo”, complementou o coronel Álvaro Batista Camilo, secretário executivo da Polícia Militar, que participou da cerimônia representando o secretário da Segurança Pública.

Estrutura

Como resultado da reforma, as instalações da Divisão agora contam com mais de 40 salas operacionais, duas salas técnicas, duas salas para arquivo, quatro banheiros, uma copa, uma sala de custódia, um saguão de recepção, um saguão de plantão e um depósito para materiais de limpeza. A criação da nova divisão integra o projeto de modernização da Polícia Civil de São Paulo. Além disto, estende para todo o território nacional as investigações dos cibercrimes, já que os delitos cometidos por meios eletrônicos utilizam a rede mundial de computadores, permitindo que os criminosos sediados em um Estado façam vítimas em outras unidades federativas.

Durante a solenidade, o secretário executivo da Polícia Civil, delegado Youssef Abou Chahin, se emocionou ao relembrar o passado. Em seu discurso, ele contou que comandou a primeira delegacia de crimes eletrônicos, no ano de 2001, e que fica feliz em ver o avanço disso nos dias atuais, com a criação de uma divisão para combater este tipo de delito. (Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública)