Buscar no Cruzeiro

Buscar

GCM divulga balanço de apreensões

11 de Julho de 2020 às 00:01

GCM divulga balanço de apreensões Ações também incluíram fiscalizações contra aglomeração de pessoas. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Quase 15 mil porções de drogas foram apreendidas em Sorocaba pela Guarda Civil Municipal (GCM) no mês de junho. Os dados foram divulgados em um balanço da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) divulgado ontem (10). A maior parte da droga apreendida é de cocaína, com 8.125 porções. A GCM também retirou de circulação 4.190 porções de maconha e 2.626 de crack.

Ao todo foram 6.385 ações preventivas de patrulhamento em postos fixos e próprios municipais. Nelas, 35 suspeitos foram encaminhados para as delegacias de polícia por delitos como furto e tráfico de drogas. Além disso, 121 fiscalizações foram realizadas durante a noite ou madrugada para evitar a aglomeração de pessoas no combate à transmissão do novo coronavírus.

Em uma dessas fiscalizações, a GCM chegou a flagrar uma festa clandestina que ocorria no Jardim Caguaçu com mais de mil pessoas no dia 10 de junho. O homem que se identificou como organizador foi autuado pelo crime de desobediência e multado pela Prefeitura em R$ 6 mil por conta da realização de evento irregular.

‘Pancadões’

Diversas ações foram também realizadas pela GCM visando coibir os chamados “pancadões”. Atividades de fiscalização foram feitas em diversos bairros da cidade, com ênfase na zona Norte em bairros como a Vila Helena; Nova Sorocaba; Residencial Carandá; Vitória Régia; Vila Bom Jesus; Paineiras, Jardim dos Alpes e Jardim Ipiranga, entre outros. Foram lavrados 1.094 autos de infração de trânsito, com a apreensão de cinco automóveis.

No que se refere à apreensão de produtos comercializados ilegalmente, somente em gênero alimentício foram 26 quilos de alimentos e 6.535 maços de cigarros. Na busca pela garantia da segurança de motociclistas e pedestres, ainda foram recolhidas 42 pipas e 17 linhas contendo cerol, evitando-se, assim, acidentes graves, inclusive, com as crianças. O uso de qualquer tipo de cortante é proibido e pode gerar multa de R$ 1.940,28. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)