Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Gangue do Rolex' usava motos para roubar relógio das vítimas em Sorocaba

28 de Março de 2019 às 08:03

Segundo a polícia, são investigados nove boletins de ocorrência por roubo. Foto: Divulgação / Polícia Civil

Os suspeitos de integrarem a quadrilha conhecida como “Gangue do Rolex”, especializada em roubos de relógios de luxo em Sorocaba, usavam motocicletas para roubar as vítimas no trânsito, que em geral dirigiam com as janelas dos carros abertas. Segundo a Polícia Civil, eles usavam armas de fogo para praticar os crimes, que ocorreram entre janeiro e março no bairro Campolim, na zona sul da cidade.

Quatro integrantes foram presos temporariamente nesta quarta-feira (27), em Sumaré, em operação comandada pelo 3° Distrito Policial de Sorocaba. Um quinto homem também foi detido por estar em posse de munições, mas foi liberado após pagamento de fiança.

De acordo com o delegado assistente do 3º DP, Basílio Cesar de Sá Cassar, as investigações começaram há pouco mais de dois meses. Para ele, a prisão da quadrilha deve fazer com que surjam outras vítimas, inclusive de casos mais antigos. Conforme nota da Polícia Civil, até o momento são investigados nove boletins de ocorrência.

[irp posts="95321" ]

 

A descoberta da quadrilha, segundo o delegado, se deu a partir da identificação de duas motocicletas utilizadas nos assaltos. Durante o cumprimento dos quatro mandados de prisão e outros quatro de buscas, dois dos homens foram autuados em flagrante por estarem com maconha e comprimidos de ecstasy, e entre o quarteto foi também apreendida uma das motocicletas.

A outra moto, também localizada por meio de imagens de videomonitoramento, havia sido repassada para uma quinta pessoa que, ao ser procurada, foi flagrada com uma munição calibre 380. Essa pessoa pagou fiança de R$ 1 mil e foi liberada para responder em liberdade.

Também durante as buscas foram apreendidos objetos que podem colaborar com a investigação como, por exemplo, vestimentas e calçados, além de cinco relógios de marcas diversas, entre os quais um seria Rolex. Entretanto, esse Rolex tinha indícios de ser falsificado e, como os demais, também foi encaminhado para a perícia. A investigação agora pretende descobrir o destino dos relógios de luxo, lembrando que um Rolex pode chegar ao valor de R$ 180 mil.

Duas motos utilizadas nos roubos foram apreendidas na operação. Foto: Divulgação / Polícia Civil

Roubo e associação criminosa

O delegado informou que todos os quatro presos, indiciados por roubo e associação criminosa serão encaminhados nesta manhã para a audiência de custódia na cidade de Sumaré, não revelando porém onde serão mantidos presos. Cassar disse ainda que, ao remeter o caso para a Justiça, pedirá a conversão das prisões temporárias em preventivas.

Os quatro homens presos são Daniel Rezende de Oliveira, 23 anos, Rafael Braz Ladeia, de 26 anos, Giovanni Raphael Oliveira Sousa Cunha, 23 anos, e Gabriel Aguiar de Castro, de 21 anos. Os dois últimos é que também responderão por tráfico de drogas. E foi com Gabriel que uma das motos usadas nos assaltos foi apreendida.

Ladrões buscavam facilidade

Embora as autoridades policiais orientem as vítimas a jamais reagirem, o delegado Basílio Cassar destacou que os ladrões buscam facilidade, e que nesses casos específicos de roubos de relógios, a orientação é para que as possíveis vítimas (normalmente condutoras de carros também luxuosos) trafeguem com as janelas fechadas. Porém, no caso das janelas permanecerem abertas, a dica é se manter atento ao trânsito, incluindo pessoas que se aproximam de forma suspeita. (Com informações de Adriane Mendes)