Sorocaba e Região

Futuro ministro Marcos Pontes faz palestra em Sorocaba

O astronauta falou sobre os desafios à frente da pasta de Ciência e Tecnologia
Sobre o convite para assumir a função, o astronauta considera “um grande desafio”. Foto: Emídio Marques

O astronauta e futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, está em Sorocaba nesta terça-feira (11) pela manhã, no Parque Tecnológico (PTS) da cidade, para ministrar a palestra “Megatrends: quais os desafios que o futuro nos reserva?”, como parte da abertura da primeira edição do Fórum Sorocaba de Cidades Inteligentes.

Antes do evento, houve uma coletiva de imprensa com Pontes. Entre outros pontos, o futuro ministro do governo de Jair Bolsonaro (PSL) falou dos pilares que deseja sustentar à frente do ministério e da representatividade deste desafio em sua vida.

“Como frentes principais, desejo colocar a formação de recursos humanos (em Ciência e Tecnologia), melhorar a pesquisa básica e trabalhar com cooperação entre os ministérios”, cita ele, que se considera um “obcecado por educação”. “A educação é a base de solução para todos os problemas”, declara. Segundo Pontes, a intenção é de que Ciência e Tecnologia estejam inclusas na base curricular nacional desde o ensino fundamental.

Sobre o convite para assumir a função, o astronauta considera “um grande desafio, que precisa ser vencido e vamos cumprir”. “Desafios são amigos para crescermos. Em cada fase da vida eles parecem enormes, mas espero que não seja o maior (da vida).”

Antes do evento, houve uma coletiva de imprensa com Pontes. Foto: Emídio Marques

O evento

Além da apresentação de Pontes, o evento também terá uma palestra do presidente do PTS, Roberto Freitas, que apresentará a instituição e a sua importância para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Outra convidada será Regiane Relva Romano, coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), que estará abordando como tema “Cidades Inteligentes: referências mundiais, tendências e o conceito FabCity”.

Logo após, Mirian Zacareli, Secretária de Planejamento e Projetos da Prefeitura de Sorocaba, palestrará sobre “Sorocaba em números”, apresentando fatos e dados da cidade.

O Parque Tecnológico de Sorocaba fica na avenida Itavuvu, 11.777.

Comentários