Sorocaba e Região

Funcionários do Cruzeiro participam de palestra sobre o Outubro Rosa

A presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer falou sobre a prevenção do câncer de mama
Foto: Fábio Rogério

Como fazer a autoprevenção e saber, por exemplo, que quando diagnosticado no início a chance de cura é de 95%. Esses foram alguns dos pontos da palestra feita nesta terça-feira (23) pela presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Rodrigues, a colaboradores do jornal Cruzeiro do Sul. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa, que visa ao combate ao câncer de mama, e que neste ano teve como tema “Um Toque Salva”. Ainda durante este mês outras ações sociais serão feitas com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade poder reverter em mamografias para pessoas que esperam pelo exame na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Márcia Rodrigues, presidente da Liga, salientou a importância em se fazer a mamografia anualmente, e o autoexame das mamas mensalmente, uma vez que a doença pode surgir posteriormente ao exame clínico. Ela também comentou que a prática esportiva regular reduz em 30% a possibilidade de se contrair a doença, além de reduzir em 20% a chance de haver metástase, e ainda diminuir os efeitos colaterais do tratamento quimioterápico. Hábitos alimentares saudáveis também podem ser úteis na prevenção, assim como o alcoolismo e a obesidade podem ser fatores causadores.

A presidente da Liga aproveitou para destacar que pessoas diagnosticadas sejam orientadas a procurar a entidade, onde receberão todo tratamento gratuitamente, além de poderem se comunicar com outras pessoas que enfrentam a doença e com tantas outras que a venceram e se tornaram voluntárias. A Liga também faz doação de lenços e empréstimos de perucas. A Liga fica na rua Antônio de Andrade, 300, no Jardim Faculdade. O telefone para mais informações é 3342-3320.

Foto: Fábio Rogério

Mais ações

Depois da corrida Pink do Bem domingo, com concentração no Parque das Águas, outras ações sociais vão ainda acontecer até o final do mês, com o objetivo de colaborar com a doação de mamografias. Na manhã deste sábado, quem levar um quilo de pó de café ou de açúcar, ou um litro de leite ou um pacote de bolacha, terá desconto de 20% no café da manhã no Novotel Ibis Budget, que fica na avenida Izoraida Marques Peres, 770, no Campolim.

Ainda sábado, a partir das 15h no Floresta Convenções e Eventos, o Rotary Clube Sorocaba Granja Olga realizará a 8ª Tarde Solidária, também em prol da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, tendo como atração um desfile de modas da loja Meiruxa. O Floresta fica na avenida 3 de Março, 2.566, no Alto da Boa Vista.

No dia 31, toda renda do estacionamento do Shopping Iguatemi Esplanada será revertida para a entidade, que há 43 anos atua no combate ao câncer de mama e ginecológico.

Comentários