Buscar no Cruzeiro

Buscar

Funarte deve passar por interiorização

31 de Dezembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Funarte deve passar por interiorização Presidente da Funarte, Lamartine Barbosa Holanda ao lado do deputado federal Guiga Peixoto. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/12/2020)

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) está em processo de expansão e esse novo momento da entidade envolve a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). É que a iniciativa prevê a interiorização no Estado de São Paulo. A informação foi dada pelo presidente entidade, Lamartine Barbosa Holanda, durante visita ao Cruzeiro do Sul, ontem.

“A Funarte não precisa atender apenas a sede, que é no Rio de Janeiro, ou nos equipamentos, já que temos representações regionais em Brasília, Minas Gerais e São Paulo. No caso específico de São Paulo, eu recebi o convite do deputado federal [Guiga Peixoto] para que a gente começasse um projeto de expansão e capacitação. A ideia da capacitação vem apoiar toda a economia criativa”, diz.

Conforme Holanda, o trabalho será feito em parceria com as secretarias municipais com a participação e orientação. “Essas secretarias sabem o que deve ser aplicado na região, dentro de suas linguagens”, comenta. “Já, hoje, nós traçamos as primeiras linhas de ação para que a gente possa atender o interior paulista, na região de Sorocaba e no seu entorno”, garante.

Para ele, o trabalho deve ser feito com planejamento e com a parceria dos municípios. “Cada cidade tem uma peculiaridade. O berço de uma determinada linguagem cultural pode ter saído de Tatuí, como o Conservatório. Essa é a hora de ativarmos a potencialidade local”, termina.

“No ano de 2020 fomos assolados pela pandemia e recursos do Governo Federal foram investidos na saúde. E a cultura, para não ser tão impactada, tem que fazer de maneira diferente que ela tem feito. Para minha satisfação e da minha equipe da Funarte, nós conseguimos aplicar o pouco de recursos que nós tivemos e ampliar as ações”, lembra.

Lamartine Barbosa Holanda esteve no jornal Cruzeiro do Sul acompanhado do deputado federal Guiga Peixoto (PSL), que comentou sobre a expansão da Funarte na região. “Conversando com o coronel Lamartine, falamos da importância da descentralização da Funarte, principalmente para o interior do estado de São Paulo, trazer para a nossa região. Ele prontamente atendeu”, afirma o parlamentar. Conforme Guiga Peixoto, o envolvimento de Sorocaba já está alinhado com o Executivo da cidade.

Holanda e Peixoto foram recebidos durante a visita por Luiz Antonio Zamuner, do Conselho Editorial do Cruzeiro do Sul. (Marcel Scinocca)