Sorocaba e Região

FUA e Cruzeiro lançam campanha com ações de sustentabilidade

Primeira iniciativa foi adotar a caneca de inox e acrílico em lugar do plástico
FUA e Cruzeiro lançam campanha com ações de sustentabilidade
Colabores encamparam a ideia e já estão utilizando os novos utensílios. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Dando continuidade à campanha Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) Sustentável, em parceria com o jornal Cruzeiro do Sul, a partir do próximo dia 15, os colaboradores do jornal não utilizarão mais copos plásticos, tendo por isso já recebido um copo de acrílico e uma caneca de inox. A ação tem por objetivo colaborar com a causa ambiental, reforçando assim a preocupação que a FUA e o Cruzeiro do Sul têm com a preservação do meio ambiente. A campanha ainda promete novas medidas a curto prazo.

De acordo com a coordenadora de Marketing do jornal, Mariana Conti Fernandes, e Luana Conrado Moura, representante de Recursos Humanos, a ideia é promover a missão da Fundação e do Cruzeiro do Sul em relação ao progresso da sociedade, o que implica preocupação ambiental. A substituição dos copos plásticos se dá pelo fato de que tal matéria-prima, quando jogada no meio ambiente demora a se decompor, causando poluição.

Leia mais  'Pedala Rio Sorocaba' promove integração entre ciclismo e meio ambiente

 

Para se ter uma ideia do quanto a iniciativa da campanha irá contribuir com o meio ambiente, Luana Moura disse que somente no ano passado foram utilizados 162.500 copinhos, ao passo de que agora, cada um dos 144 colaboradores, dos quais 132 são efetivos e os demais terceirizados, terão seus próprios utensílios. Embora não seja o foco da campanha FUA Sustentável, o benefício será também econômico, sendo que a compra dos novos copos resultou numa economia de 40%, em comparação com o gasto do ano anterior para aquisição dos copos plásticos.

Mariana Fernandes e Luana Moura informam ainda que outras medidas serão implementadas, aumentando assim o leque de ações voltadas para a preservação do meio ambiente, lembrando ainda que em janeiro deste ano começou a ser feita arrecadação de óleo de cozinha, devolvido em forma de sabão em pó e em pedra, por meio da Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso).

Mas a mudança de pensamento e na forma de agir não se limita apenas ao jornal, abrangendo também o restaurante Nutrisaude, responsável pelo fornecimento das refeições servidas aos colaboradores do jornal, e que aderiu à campanha substituindo os copos plásticos pelos de vidro. Com isso, nas área de uso comum (coffee) e bebedouros, exceto na recepção, os funcionários utilizarão o copo de acrílico e a caneca de inox, e no refeitório, copos de vidro, além do que haverá um recipiente exclusivo para descarte de embalagens de pão.

Leia mais  Advogado é cotado para o Ministério do Meio Ambiente

 

A gestora de contrato da Nutrisaúde, com formação em nutrição, Karen Cristina Araújo, disse que a empresa sempre esteve atenta à questão ambiental, tanto que em sua matriz, em Bauru, como em outras unidades, os copos plásticos já haviam sido substituídos pelos de vidro. Segundo Karen, há quem diga que com o descarte dos copos plásticos, o uso de água e detergente tende a aumentar. Mas ela observa que ainda assim o impacto é menor de quando se usa material plástico. Ela também lembra que a máquina de lavar louça utiliza água quente (o que agiliza a limpeza) na medida certa, sem desperdícios, auxiliando ainda na secagem.

A Nutrisaude possui o programa Economize, que visa ações de economia, sustentabilidade, e reutilização dos recursos, e está em processo de certificação ISO 14000, que se constitui por uma série de normas que determinam diretrizes que garantem prática de gestão ambiental. Karen Araújo diz ser “um prazer fazer parte da campanha FUA Sustentável, tendo em vista que cada um fazendo sua parte, o pouco que seja, poderá representar muito”.

Os colaboradores imediatamente encamparam a ideia, e antes mesmo do encerramento do uso dos copos plásticos no dia 15, muitos já fazem uso dos copos e canecas recebidos. (Adriane Mendes)

Leia mais  Alunos comemoram o Dia Mundial da Água com trabalhos sobre o meio ambiente

 

 

Comentários

CLASSICRUZEIRO