Basta uma queda brusca nas temperaturas para que a procura por atendimento médico aumente. Em Sorocaba, segundo a Secretaria de Saúde (SES), foi constatado um aumento de 30% nas consultas realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto-Atendimento (PA) do Éden e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs). Sobre os casos de Influenza A (H1N1), a pasta informou que Sorocaba contabiliza quatro óbitos em 2019. As vítimas foram dois homens, de 32 e 45 anos, e duas mulheres, 56 e 87 anos.
A SES também divulgou que não sabe se as quatro pessoas vitimadas pela doença tinham sido vacinadas, mas ressaltou que Sorocaba superou a meta de cobertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A cidade atingiu 91,43% e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90%. Foram aplicadas 209.231 doses na cidade. Segundo a pasta, os casos totais de Influenza classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegaram a 15 neste ano.
Segundo a pediatra e coordenadora da regulação de leitos de urgência e emergência da SES, Maria Fernanda Benevenuto Fontão, esse período de sazonalidade, que se estende de abril até agosto, é característico pelo aumento da poluição e proliferação de bactérias e vírus. “As temperaturas caem e a umidade relativa do ar também, então torna-se imprescindível a hidratação”, destaca a médica.
Os processos alérgicos crônicos, afirma Maria Fernanda, também ficam mais comuns nessa época. As crises de bronquite, asma, rinite alérgica e os quadros de atopia (alergias de forma geral) também evoluem no tempo seco e frio. “Quando não temos a mucosa nasal hidratada, ela fica mais suscetível às infecções, então é importante hidratar e fazer a higiene nasal.” A aplicação de soro nasal e inalação com soro fisiológico, assim como a limpeza nasal durante o banho são ações simples e efetivas para se prevenir as doenças respiratórias.
A médica também destaca que para pessoas portadoras de doenças crônicas, é necessário manter o controle medicamentoso. “Os alérgicos e os asmáticos, por exemplo, precisam manter o acompanhamento médico regular e fazer uso adequado dos remédios para evitar crises.” Ela também destaca que hipertensos e diabéticos devem manter o mesmo cuidado, pois as temperaturas mais frias causam predisposição ao infarto agudo do miocárdio.
Além da hidratação, uma alimentação balanceada e o calendário vacinal completo também auxiliam na prevenção das doenças comuns desta época. Maria Fernanda lembra que crianças menores de dois anos precisam de mais atenção por ainda não terem o sistema imunológico completamente formado e o calendário vacinal ainda incompleto. “É preciso ficar em alerta com tosses seguidas de falta de ar, desconforto respiratório, febre alta persistente, falta de apetite. Diante desses sintomas é necessário uma consulta de urgência com o pediatra”, alerta.
Cuidado redobrado
Embora a chegada do inverno mais rigoroso tenha sido tardia em Sorocaba, os últimos dias de frio demandaram maiores cuidados com a saúde, principalmente com as crianças. “É só esfriar um pouquinho que ela já começa a tossir, ter coriza, ficar manhosa. Já corro fazer inalação nela”, conta Leila Daiane Costa, 33, mãe da pequena Antonella Maitê Rodrigues, de um ano e meio. Desde os nove meses a menina sofre com sinusite.
Já a asma é o que causa desconforto em Davi Giovan Gomes de Souza, de um ano e nove meses. A mãe dele, Geisa Pereira de Souza, 33, conta que os sintomas da asma se manifestaram recentemente e depois de consulta com pediatra o menino passou a fazer uso de medicamento contínuo. “Ele já até acostumou com a bombinha e eu dou xarope também”, conta Geisa, que sempre fica atenta aos calendários de consulta pediátrica na UBS do Éden.
Silvana Grima dos Santos, 30, é mãe da pequena Emanuelly Grima da Silva, de dez meses e conta que depois que as temperaturas caíram a menina passou a ter bastante coriza, mas ela pensa que também pode ser pelo nascimento dos primeiros dentinhos. “Nesse frio eu mantenho ela bem agasalhada e evito sair muito de casa. Hoje (ontem) ela vai passar com pediatra também”, contou a mãe. (Larissa Pessoa)