Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fórum discute sobre Cidades Inteligentes

01 de Dezembro de 2019 às 00:01

Fórum discute sobre Cidades Inteligentes José Carlos Carneiro é presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério

O “Fórum de Cidades Inteligentes: Tendências” será realizado nas próximas quinta e sexta-feira, 5 e 6 de dezembro, em Sorocaba, a partir das 9h até as 16h30, em dois locais diferentes: o primeiro dia será na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), e o segundo dia, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A realização do evento foi divulgada pelo presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, engenheiro José Carlos Carneiro.

O primeiro dia, na Facens, terá uma programação de palestras com especialistas sobre o tema das Cidades Inteligentes, e o segundo dia, no PTS, será pautado por debates entre os diversos segmentos da sociedade que participarão do evento. A participação é aberta ao público em geral e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3222-9795.

Carneiro lembrou que o conceito de Cidade Inteligente se baseia em 17 princípios de sustentabilidade prescritos pela Organização das Nações Unidas (ONU), distribuídos em vários eixos de funcionamento da sociedade como saúde, saneamento, meio ambiente, entre outros. “Queremos que isso seja entendido como uma ferramenta de gestão para o poder público”, disse Carneiro.

Acrescentou que o tema já está integrado ao debate acadêmico do setor universitário. Na sua avaliação, essa abrangências cria uma metodologia cada vez maior em torno do assunto e isso é importante porque, mesmo que a sociedade conheça os princípios da Cidade Inteligente, há a necessidade de que pessoas sejam capacitadas para colocar propostas em prática. “Debates criam mecanismos para que o conceito seja praticado e a cidade tem grande ganho e eficiência”, raciocinou, referindo-se aos propósitos do Fórum de Cidades Inteligentes. (Carlos Araújo)