Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiscalização do uso de máscaras ainda é pequena em Sorocaba

08 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Fiscalização do uso de máscaras ainda é pequena em Sorocaba Decretos municipal e estadual determinam a utilização de máscaras pela população. Crédito da foto: Fábio Rogério (7/5/2020)

No segundo dia do uso obrigatório de máscara facial na cidade, nesta quinta-feira (7), a Prefeitura de Sorocaba afirma que somente 11 estabelecimentos foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária (Visa). Segundo a Visa, o maior problema identificado foi a aglomeração de pessoas. Não foi informado se houve aplicação de multas.

A Prefeitura disse ainda que a Guarda Civil Municipal (GCM) não fez levantamento sobre o uso obrigatório do acessório neste segundo dia. Já nos terminais Santo Antônio e São Paulo houve 100% de adesão pelos passageiros do transporte coletivo. Nas catracas de entrada, funcionários da Urbes -- Trânsito e Transportes e das empresas de ônibus orientavam sobre o uso obrigatório do EPI.

A Urbes também colocou ontem faixas educativas nos dois terminais. Além disso, cartazes também serão colocados nos ônibus. E os funcionários da empresa pública receberam máscaras e orientações quanto sua utilização constante, para auxiliar na preservação da saúde dos que trabalham diretamente com o público.

[irp posts="228915" ]

 

A obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços públicos e privados está estabelecida pelos governos estadual e municipal, nos decretos 64.956/20 e 25.733/20. A determinação tem de ser cumprida em todas as cidades do Estado. Em Sorocaba, a medida passou a valer na quarta-feira (6). No primeiro dia, a Prefeitura disse que não houve nenhum registro de multa aplicada a munícipes ou empresas pela falta de utilização do acessório.

Segundo constataram os órgãos responsáveis pela fiscalização no município, o início do uso obrigatório da máscara teve “ótima adesão” da população. No primeiro dia, a adesão ao uso do acessório foi de 90% nos terminais. Já levantamento realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) apontou o mesmo percentual na região central da cidade.

Nas demais regiões de Sorocaba, a adesão no primeiro dia foi menor na zona leste, com 65%. Na sul, foi de 80%. Nas regiões oeste e norte, a Prefeitura de Sorocaba não apresentou dados a respeito.

[irp posts="233105" ]

 

Também no primeiro dia, a Vigilância Sanitária (Visa) fiscalizou nove estabelecimentos. Neles, as equipes constataram que todos os funcionários utilizavam máscaras. Também foi observada a proibição da entrada de pessoas sem o equipamento.

Conforme a Visa, os locais inspecionados são restaurantes, padarias e supermercados. Todos foram notificados e orientados quanto ao atendimento das exigências estabelecidas no decreto. Nenhum estabelecimento foi autuado até o momento. (Ana Cláudia Martins)