Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quatro filhotes recebem nomes no zoológico de Sorocaba

21 de Julho de 2020 às 00:01

Filhotes recebem nomes no ‘Quinzinho’ O nome mais votado para a fêmea de lhama foi Frida. Crédito da foto: Divulgação / Secom

A campanha on-line para a escolha dos nomes dos quatro filhotes nascidos neste ano no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB) foi encerrada no último domingo (19) e recebeu, no total, 2,4 mil votos. Para celebrar a ocasião, a equipe do zoo preparou presentes especiais aos animais, que são os chamados enriquecimentos ambientais.

Filhotes recebem nomes no ‘Quinzinho’ Com 1.516 votos, o macho de onça-pintada filho do papai Raul e da mamãe Vitória ganhou o nome de Raoni. Crédito da foto: Divulgação / Secom

Havia três opções de nome para cada bichinho e, de acordo com a Sema, eles foram criados por funcionários da secretaria. Com 1.516 votos, o macho de onça-pintada (Panthera onca) foi nomeado de Raoni pelos participantes da enquete.

O nome mais votado para a fêmea de lhama (Lama glama) foi Frida, com 1.145 votos. O macho de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) se chama Sven, com 1.694 votos, e a coruja-orelhuda (Asio clamator) foi batizada de Pichi, com 974 votos.

Educação ambiental

A ação de Educação Ambiental foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) da Prefeitura de Sorocaba, e teve como intuito aproximar a população desses animais e também do trabalho desenvolvido no zoo, que é responsável pela conservação e cuidados de várias espécies sob perigo. Dois desses animais são ameaçados de extinção: a onça-pintada e o cervo-do-pantanal.

Para isso, o zoo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas e ainda se destaca como centro de pesquisas biológicas e veterinárias, gerando conhecimento sobre fisiologia, genética, comportamento e reprodução, além de manter parcerias com instituições de ensino e pesquisas nacionais e internacionais.

O filhote de onça-pintada Raoni nasceu no dia 26 de março e está sob os cuidados da mãe Vitória. As outras duas opções de nomes para ele eram Araquém (504 votos) e Jaguapitã (380 votos). O felino ganhou bolinhas com carne como presente, e pode brincar à vontade com elas no recinto. A onça-pintada é o maior felino das Américas e está ameaçada de extinção, principalmente por conta do desmatamento das florestas onde vive. No Brasil, a espécie vive em diversos biomas, como a Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga, mas é na Caatinga que ela é mais ameaçada, sendo considerada criticamente em perigo de extinção.

Filhotes recebem nomes no ‘Quinzinho’ Macho de cervo-do-pantanal agora se chama Sven. Crédito da foto: Divulgação / Secom

O cervinho-do-pantanal Sven nasceu no final de abril e é o terceiro filhote do casal que habita há anos o zoo. Ele ganhou uma guirlanda com as letras do seu nome feitas com abóbora. Além de Sven, outras duas opções de nome para ele foram Iberá (389 votos) e Aguapeí (317 votos). Considerado o maior cervídeo da América Latina, o cervo-do-pantanal está ameaçado de extinção devido à caça predatória e a destruição de seu habitat, sofrendo muito os impactos da expansão urbana e da construção de hidrelétricas.

Já para a lhama Frida, que nasceu no dia 31 de maio, o público podia votar também entre Pachamama (644 votos) e Andina (611 votos). O seu presente foi um bolo com o seu nome escrito com ingredientes da alimentação da espécie. As lhamas são mamíferos herbívoros parentes sul-americanos dos camelos e dromedários, que vivem desde o sul do Peru até o noroeste da Argentina, sendo comum nos Andes. O seu pelo longo e denso permite que viva em locais de baixa temperatura.

Filhotes recebem nomes no ‘Quinzinho’ A coruja-orelhuda foi batizada de Pichi na enquete. Crédito da foto: Divulgação / Secom

Por fim, a coruja-orelhuda Pichi ganhou carnes penduradas num dos galhos do seu recinto. Entre as opções de nomes para a ave também havia Dercy (742 votos) e Kamuy (684 votos). Trata-se de uma ave de rapina que habita toda a América Central e América do Sul, exceto as áreas florestais amazônicas, vivendo em bosques, bordas de matas e cidades bem arborizadas. Tem hábitos noturnos, tornando-se ativo ao entardecer. Durante o dia, permanece oculta nas árvores.

Enriquecimento ambiental

A ação de enriquecimento ambiental é realizada pelo Zoológico de Sorocaba como uma forma de promover o bem-estar animal, quando são fornecidos instrumentos para que os animais expressem a maior quantidade de comportamentos naturais. Existem cinco tipos: alimentar, no qual acontece a exploração do alimento e a oportunidade da caça; sensorial, que oferece situações que estimulam os sentidos dos animais; físico, no qual é criado um espaço com diversos obstáculos para incitar os movimentos; cognitivo, que promove a capacidade de concentração e raciocínio; e social, que é a interação dos animais com outras espécies.

[irp posts="259455" ]

 

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e está fechado para visitação do público desde o dia 17 de março deste ano por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227-5454. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos